sexta-feira, 19 de março de 2010

São José – A devoção a S. José



SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA
SOLENIDADE
19 DE MARÇO


Ofício Solene próprio
2Sm 7,4-5ª.12-14ª.16
Sl 88 (89), 2-3.4-5.27 e 29
Rm 4,13.16-18.22
Mt 1,16.18-21.24ª ou Lc 2,41-51a


A devoção a São José

"Assim como Deus constituíra o antigo José filho do antigo patriarca Jacó, para presidir em toda a terra do Egito, a fim de conservar o trigo para os povos; assim, chegada à plenitude dos tempos, estando para enviar a terra o seu Unigênito Filho para redenção do mundo, escolheu outro José, de quem o primeiro era figura; constituiu-o Senhor e Príncipe de sua casa e de sua possessão, e elegeu-o custódio de seus principais tesouros.

José teve, de fato, por esposa a Imaculada Virgem Maria, da qual, por virtude do Espírito Santo, nasceu Nosso Senhor Jesus Cristo, que, junto aos homens, não se dedignou de ser julgado filho de José, e lhe foi submisso. E José, não só viu Aquele que tantos reis e profetas desejaram ver, mas conversou com Ele, estreitou-O ao peito com paternal afeto, beijou-O; e, além disso, com extremoso cuidado, alimentou Aquele que devia ser nutrição espiritual e alimento de vida eterna para o povo fiel.”Da Encíclica "Quanquam Pluries" sobre São José, do Papa Leão XIII.

Os Santos Padres e Doutores da Igreja concordam em dizer que São José foi escolhido para esposo de Maria pelo próprio Deus.

É eloqüente o testemunho de Santa Teresa de Jesus (†1582), doutora da Igreja, devotíssima de São José. No "Livro da Vida”, sua autobiografia, ela escreveu:

"Tomei por advogado e senhor ao glorioso São José e muito me encomendei a ele. Claramente vi que dessa necessidade, como de outras maiores referentes à honra e à perda da alma, esse pai e senhor meu salvou-me com maior lucro do que eu lhe sabia pedir.

Não me recordo de lhe haver, até agora, suplicado graça que tenha deixado de obter. Coisa admirável são os grandes favores que Deus me tem feito por intermédio desse bem-aventurado santo, e os perigos de que me tem livrado, tanto do corpo como da alma. A outros santos parece o Senhor ter dado graça para socorrer numa determinada necessidade. Ao glorioso São José tenho experiência de que socorre em todas. O Senhor quer dar a entender com isso como lhe foi submisso na terra, onde São José, como pai adotivo, o podia mandar, assim no céu atende a todos os seus pedidos. Por experiência, o mesmo viram outras pessoas a quem eu aconselhava encomendar-se a ele. A todos quisera persuadir que fossem devotos desse glorioso santo, pela experiência que tenho de quantos bens alcança de Deus... De alguns anos para cá, no dia de sua festa, sempre lhe peço algum favor especial. Nunca deixei de ser atendida”.

Santa Teresa dizia que Deus fez de São José o plenipotenciário, o tesoureiro geral para aliviar e socorrer as almas em todas as necessidades, especialmente os pecadores.

Aos 26 anos ela foi curada milagrosamente de uma paralisia pela intercessão de São José; assim se tornou uma incansável propagandista do Santo. Ela distribuía imagens e orações de São José. Deu o seu nome a treze conventos que ela fundou; e aconselhava que os católicos o tomassem como Advogado nas adversidades e mestre na vida interior.

O Papa Pio IX, no dia 8 de dezembro de 1870, declarou o glorioso São José, Padroeiro da Igreja Católica. Padroeiro significa protetor, defensor, custódio. Deus, em geral, não age diretamente, mas por meios secundários: anjos e santos. O Santo de quem Deus se utiliza para defender um país, ou uma cidade. Esses Santos, porém, são chamados padroeiros locais ou particulares, porque não destinados a defender todos os cristãos. José, ao contrário, foi destinado a estender sua poderosa proteção sobre toda a Igreja, a defender todos os cristãos, razão esta de chamar-se Padroeiro Universal. O que os padroeiros particulares fazem em relação a um país ou cidade, São José o faz para com todos, ou seja, a todos assiste, protege e defende, servindo-lhes de advogado e pai.

Nenhuma paróquia, igreja, capela, ou casa católica pode deixar de ter as imagens sagradas de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, como proclamou o Papa Paulo VI durante do Concílio Vaticano II, e a imagem de São José.

São José recebe um culto especial da Igreja (proto-dulia); duas festas lhe são celebradas: 19 de março - Esposo da Virgem Maria; e 1º de maio - São José Operário. A festa de 19 de março normalmente cai no meio da Quaresma, então, a Igreja, abre neste dia uma exceção litúrgica e celebra com paramentos brancos a festa do glorioso pai de Jesus Cristo.

No culto público dos Santos, além das Missas, existem as práticas de devoção que a Igreja institui ou aprova para invocá-los em nossas necessidades. Ora, a respeito de São José, a Igreja fez o que já fizera para com a Virgem Santíssima. A Maria foi dedicado o dia de sábado e o mês de maio, por isso chamados dia e mês de Maria.

Também a São José se dedicaram a quarta-feira e o mês de março, que se chamam dia e mês de São José. Desde o século XVII os fiéis costumam dedicar a São José as quartas feiras. Essa prática nasceu num convento beneditino de Châlons e espalhou-se rapidamente pelo mundo todo católico.

São José em suas ações é semelhante ao sol que surge lento e suave na aurora e depois no horizonte, para irradiar sua luz vital sobre toda a terra. À medida que se ergue, aumenta o calor, a luz, que ao meio-dia atingem o máximo.

Com o culto de São José, sucedeu quase o mesmo, despontou sob forma particular, depois em forma pública, e foi sempre crescendo, até atingir o máximo desenvolvimento.

Não demoremos a incluir-nos na multidão dos devotos de São José e, sendo ele o Padroeiro Universal da Igreja, a ele roguemos que a defenda dos assaltos dos inimigos, que a assista, guie e salve, assim como assistiu, defendeu e salvou a sua Santa Família.

Recorramos à proteção de São José em todas as nossas necessidades espirituais e materiais. Ele, protetor universal, não deixará de providenciar. São José não falha. Se nos acharmos doentes, tristes, perseguidos, pouco amantes do bem e de nossa alma, vamos a São José e Ele estenderá sobre nós o manto de sua poderosa proteção e nos auxiliará. Se nos debatermos contra as forças da carne que lutam em nossos membros, vamos a São José, e supliquemos a sua intercessão.


Prof. Felipe Aquino
Do livro “O Glorioso São José”

Nenhum comentário:

Postar um comentário