terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Festa da Apresentação do Senhor: Ó Cristo, ensinai-me a pôr em Vós os olhos e o coração



Apresentação do Senhor, Festa
Ofício festivo próprio
Leituras:
Ml 3, 1-4 ou Hb 2, 14-18
Sl 23 (24), 7.8.9.10
Lc 2, 22-40


Ó Cristo, ensinai-me a pôr em Vós os olhos e o coração


“Ó Cristo, ensinai-me a pôr em Vós os olhos e o coração, a chamar sobre mim e sobre o mundo as águas da caridade, a saciar-me de caridade na oração, a viver nela, a dirigir a torrente de suas águas para todas as almas sedentas.

Ó meu Senhor Jesus, contemplo-vos nas viagens em busca de nossas almas: cansado, atravessastes em pleno dia as areias do deserto e eis-vos assentado à beira do poço de Jacó. Com sede, vos dignais pedir-vos de beber. Não para Vós mendigais, mas para nós: estais com sede de vos dardes, pois a água que até agora bebemos só nos sacia por breve tempo e nos abris a fonte de eterna primavera a manar as águas da vida eterna. Oh! Se conhecêssemos vosso dom!

Para penetrar, porém, nestas maravilhas, precisaríamos ser o Espírito Santo e ler em vossas divinas profundezas.

Aos vossos apóstolos, tais segredos comunicais. O Espírito de nosso apostolado não é o espírito do mundo e, sim, o que de Vós procede com a missão de revelar-nos os tesouros divinos de vossa graça.

Em vão procuraria assimilar as coisas de vosso Espírito a pessoa que só dispõe de recursos naturais. Dai-me, ó Senhor, conservar-me na dependência de vosso Espírito. Jamais me baseie em outros juízos a não ser os do Espírito Santo. Quem me dera compreender minha missão de apóstolo e dela me compenetrar! Quem me dera possuir vosso Espírito, ó Cristo, e viver dele!”.


Cardeal Désiré-Joseph J. Mercier
Arcebispo de Malines e Primaz da Bélgica
A vida interior 6, pp.510-511, 514-515
La Vita Interiore, Milão, 1933

Nenhum comentário:

Postar um comentário