sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Comentário sobre a Liturgia da Palavra, Lc 5,1-11: No futuro, serás pescador de homens



Ano C
V Domingo Comum
Is 6,1-2a.3-8
Sl 137
1Cor 15,1-11
Lc 5,1-11


No futuro, serás pescador de homens


Quando o Senhor, sentado na barca, diz a Pedro: “Faz-te ao largo; e vós lançai as redes para a pesca”, aconselha-o menos a lançar os instrumentos da pesca às profundezas das águas, do que a difundir as palavras da pregação pelo fundo dos corações. São Paulo penetrou neste abismo dos corações, para onde lançou a palavra: “Ó abismo da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus!” (Rom 11, 33). Assim como a rede traz nas dobras, para o navio, os peixes que apanhou, assim também a fé conduz ao seu seio, ao repouso, todos os homens que reuniu.

Ainda para dar a compreender que o Senhor falava da pesca espiritual, Pedro diz: “Mestre, trabalhamos durante toda a noite e nada apanhamos, mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes.”. O Verbo, a Palavra de Deus, é o Senhor, nosso Salvador. Lançando as redes segundo o Verbo, Pedro difunde por toda a parte a sua eloquência segundo Cristo. Estende as redes tecidas de acordo com as prescrições do Mestre; lança, em nome do Senhor, palavras claras e eficazes, que permitirão salvar homens, e não criaturas desprovidas de razão.

“Trabalhamos durante toda a noite e nada apanhamos.” Sim, Pedro tinha trabalhado toda a noite; quando brilhou a luz do Salvador, dissiparam-se as trevas e a fé permitiu-lhe distinguir, nas profundezas das águas, aquilo que os seus olhos não podiam ver. Pedro sofreu efetivamente a noite, até que o dia que é Cristo veio em seu auxílio. Foi isso que levou o apóstolo Paulo a dizer: “A noite vai adiantada e o dia está próximo” (Rom 13, 12).


São Máximo de Turim, Bispo
Sermão 39

Nenhum comentário:

Postar um comentário