sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sacerdotes discutem Ano Sacerdotal no 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP-2010)



Brasil: presbíteros discutem Ano Sacerdotal

13ª edição do Encontro Nacional dos padres acontece no início de fevereiro

SÃO PAULO, quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 (ZENIT.org) - O Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, São Paulo, prepara-se para acolher o 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), marcado para os dias 3 a 9 de fevereiro.

O evento reunirá mais de 500 sacerdotes dos 17 regionais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Segundo o organismo episcopal, ao todo, estão inscritos para o encontro 528 presbíteros de todo o país. O encontro contará ainda com 39 convidados, de organismos e assessores da CNBB.

Segundo o assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Padre Reginaldo de Lima, durante o evento, os participantes irão fazer uma retrospectiva dos temas estudados ao longo destes 25 anos de ENP.

O Encontro Nacional dos Presbíteros aconteceu pela primeira vez em 1985. Foi criado a partir de um anseio dos presbíteros em terem um espaço de reflexão, oração e troca de experiências.

Os quatro primeiros Encontros Nacionais de Presbíteros [de 1985 a 1992] giraram em torno do tema da pessoa do presbítero, olhando para o aspecto da sua vida e do seu ministério.

Do quinto ao décimo [de 1994 a 2004] a temática centrou-se na missão do presbítero em relação ao mundo, com temas como: O presbítero e a globalização; O presbítero e a ação missionária; Presbítero: pessoa e missão.

Nos últimos dois eventos retomou-se a atenção para a vida e o ministério dos presbíteros.


Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário