sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Padre diz que esperança dos sacerdotes suscitam vocações




Padre diz que esperança dos sacerdotes suscitam vocações

No mês de agosto se inicia o Mês Vocacional, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1983. O tema escolhido para este ano é "Há esperança no caminho" e o lema "Ardia nosso coração quando ele nos falava pelo caminho". No primeiro domingo do mês, 02, vamos celebrar o Dia do Padre. Vocação esta que tem como grande missão levar a palavra e o amor de Deus a todos os povos. Para ser fiel a este chamado e vencer os obstáculos, é preciso contar com as bênçãos de Deus.

Assim é a vida de Frei Serafim Cesário, um dos sacerdotes mais velhos do Brasil. Ele é italiano, tem 75 anos de sacerdócio e está próximo de completar 101 anos de vida. Foi ordenado em 1934 e nesta época passou a ser chamado de Frei Miguelângelo. Ele veio para o Brasil em 1936, desembarcou na Bahia para servir a província dos capuchinhos e de lá foi para Aracajú fundar o Convento de São Judas Tadeu, onde permanece até hoje.

Chamado de pai dos pobres, conselheiro e acolhedor dos aflitos, o Frei se sente realizado: "As pequenas dificuldades que eu encontrei na vida, graças a Deus e com a firmeza de minha vocação, superei, não me faltou a graça de Deus para superar." disse o sacerdote.

Como Frei Miguelângelo teve que superar as dificuldades daquela época para evangelizar, ainda hoje os sacerdotes também tem grandes desafios porém de uma forma diferente. Assim como nos conta Padre Eliano Luiz, da Fraternidade Jesus Salvador, conhecidos como padres salvistas. Ele foi ordenado há quatro anos, atualmente mora na Comunidade Canção Nova, Cachoeira Paulista, e ajuda nos trabalhos de evangelização.

Para ele evangelizar hoje é "um desafio, pois é preciso lidar com a globalização, a rapidez de informações e a decadência de valores que geram grandes dificuldades, pois as pessoas são ignorantes na fé, se tornam vulneráveis e vivem a ditadura do racionalismo".

Segundo o salvista, nos tempos antigos, uma grande vantagem para levar a Palavra de Deus, eram os valores, a fé e o respeito que os fiéis tinham com a pessoa do sacerdote, isso tornava mais fácil pregar o Evangelho. No entanto, nos tempos modernos contamos com grandes aliados para a evangelização, como a tecnologia, a rapidez das informações e a dimensão psicológica.

Na opinião de Padre Eliano, lidar com esse desafios atuais, é importante para o sacerdócio, pois essa modernização fez o padre rever alguns conceitos, buscar novas formas de atingir os fiéis e ampliar seus conhecimentos, mas uma grande desvantagem de tanta modernidade é que, com a perda dos valores familiares, algumas vocações sacerdotais não são tão sólidas, provocando a desvalorização do sacerdote. Sendo assim fica mais fácil o padre se perder e não levar a sério essa sagrada vocação.

Pode-se perceber a importância do tema deste ano para o mês das vocações, já que o mundo passa por um momento de crise, onde muitas pessoas perderam a esperança de dias melhores. Para o padre salvista, esse tema nos traz a certeza de que, mesmo com tantos conflitos, ainda é possível surgir vocações santas. Isso acontece a partir do momento que o sacerdote transmite para as pessoas a esperança necessária em tempos difíceis, pois, por meio desse testemunho dos padres, outros jovens poderão dizer, eu também quero ser assim, surgindo novas vocações sacerdotais.

Frei Serafim Cesário
Padre Eliano Luiz
Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário