sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Na Missa somos chamados a participar de uma revolução silenciosa capaz de transformar os cristãos





Missa é capaz de transformar os cristãos, diz Arcebispo

Cardeal Geraldo Agnelo faz comentário ao evangelho dominical

SALVADOR, terça-feira, 11 de agosto de 2009 (ZENIT.org).- Se tomamos consciência de como a Eucaristia faz a Igreja, como diz o Concílio Vaticano II, “vemos como a missa é capaz de transformar e em profundidade nós cristãos que dela participamos”, afirma o Arcebispo de Salvador (Brasil).

O Cardeal Geraldo Agnelo –em artigo enviado a Zenit ontem–, no contexto do evangelho de domingo, destaca que a Eucaristia “é tema fundamental para todo cristão, para toda comunidade de fé, para toda paróquia e para toda Igreja”.

“Vamos à Igreja para libertar-nos ao menos um pouco das preocupações materiais, porque sentimos necessidade de encontrar-nos com Deus, termos o Autor de nossa fé em nossas mãos e conceder-nos um momento de silêncio e de reflexão profunda.

Não julgamos os outros por serem faltosos à verdade, à justiça, à solidariedade. Examinamos a nós mesmos e pedimos a Deus perdão de nossos pecados. Colocamo-nos a seguir na escuta da Palavra do Senhor. Através do evangelho, Jesus nos fala ainda, como falava às multidões lá na Palestina.

As palavras de Jesus nos ajudam a compreender melhor nossa situação de criaturas, filhos de Deus, por Ele amados em Cristo, e chamados a um destino eterno.

Somos convidados a uma coerência de vida, a um testemunho no mundo. Temos o que rever em nossos programas, purificar-nos, formular novos projetos, mais generosos, mais cristãos.
Vem depois o momento da comunhão, do encontro no mistério com Cristo, do encontro pessoal com Ele, Pão descido do céu, Dom do Pai aos homens.

Saímos dos bancos, colocamo-nos em fila, e encaminhamo-nos para o altar como um povo em caminho. Não cada um por si, mas juntos, unidos pela fé e pela comunhão de propósitos.
No silêncio falamos com o Senhor. Agradecemos-lhe pelos seus dons, pedimos-lhe aquilo de que temos mais necessidade, oferecemos-lhe em troca nossa boa vontade, e o empenho por uma vida melhor.

Com a despedida da celebração voltamos a nossas casas, a nossas ocupações, a nossos amigos, e levamos para a vida de cada dia o que amadurecemos no encontro eucarístico.
Somos chamados a participar de uma revolução silenciosa para que o mundo creia no Cristo Jesus e faça como Ele fez: Passou pelo mundo fazendo o bem”.


Cardeal Geraldo Agnelo
Arcebispo de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário