domingo, 23 de agosto de 2009

Importância dos sacerdotes: existem pessoas que esperam a chegada de sacerdotes para morrer



Brasil: “existem pessoas que esperam a chegada de sacerdotes para morrer”

SÃO PAULO, sexta-feira, 24 de julho de 2009 (ZENIT.org) - O Padre Inglês Peter Shekelton visitará aldeias da Amazônia no próximo verão, em companhia de jovens que percorrerão cerca de 3 mil quilômetros nos afluentes do rio Amazonas.

O Pe. Peter Shekelton, da Congregação dos Legionários de Cristo, trabalha em favelas de São Paulo, onde atende jovens que caíram na criminalidade, prostituição e nas drogas. A esses jovens Pe. Peter leva a Boa Nova, de que Deus também os ama.

Porém no próximo verão, Pe. Peter irá fazer uma visita para aldeias e povoados da Amazônia, que ficam até anos sem receber visitas de padres. Os fieis esperam ansiosos a chegada de sacerdotes e jovens evangelizadores. Durante muito tempo sonham em vê-los celebrar a Santa Missa e receber os sacramentos ao menos uma vez por ano. Agora, Pe. Peter fará visitas anuais a estas aldeias. “Quando chego no ano seguinte, fico sabendo da morte de muitos crentes a que administrei o sacramento. Alguns morrem literalmente no dia seguinte, como se estivessem esperado receber os sacramentos para morrer.” conta o jovem padre.

Os jovens missionários acompanham este incansável sacerdote, pertencentes ao Movimento Regnum Christi, também são muito ativos e ajudam em tudo que é possível ao Pe. Peter. Ensinam catequese a crianças, jovens e adultos, se encarregam dos preparativos da Santa Missa e registram casamentos e batizados. Além de tudo a presença destes jovens faz com que os habitantes destas aldeias, que vivem praticamente isolados do mundo exterior, não se sintam abandonados nem esquecidos.

Infelizmente, Pe. Peter em cada visita, se depara com a notícia da morte de muitas crianças que batizou há um ano, em sua última passagem por lá. A assistência médica é precária, e as pessoas vivem na mais absoluta pobreza, até porque a única forma de chegar, é através do rio.

A vocação do Pe. Peter Shekelton por ajudar estas aldeias despertou-se em 1991, ao escutar a Homilia do Padre Werenfried, que falava para os fieis que se convertessem em heróis da caridade e superassem a si mesmos. Como de costume, nesse dia ainda foi realizada uma coleta, e o Pe. Werenfried exclamou “Estou disposto a entregar toda a coleta se um só jovem entre vocês quisesse colocar sua vida a serviço do Senhor, para anunciar, como sacerdote, o Reino de Deus”. Peter espontaneamente pensou “esse jovem sou eu!”, “Jesus Cristo também quer estar vivo nos povoados da selva”.

Eva-Maria Kolmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário