sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Igreja aberta 24h, uma necessidade




São Paulo: igreja aberta 24h, uma necessidade numa cidade que não dorme

Cardeal Odilo Scherer fala sobre a reinauguração de templo histórico no centro da metrópole

SÃO PAULO, quinta-feira, 16 de julho de 2009 (ZENIT.org) - A reinauguração de uma igreja católica que ficará aberta 24 horas por dia no centro de São Paulo é uma contribuição e uma iniciativa necessária numa cidade que não dorme, afirma o Cardeal Odilo Scherer.

A Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, que completará 200 anos em 2010, foi construída pela Irmandade da Boa Morte, quando São Paulo ainda era pouco mais que uma vila.

“Passando pela sua porta, muitos condenados à pena capital, enquanto eram levados ao patíbulo na Liberdade, puderam parar ali para fazer uma última súplica ao Bom Jesus, ou à Virgem Dolorosa, ou ainda a Nossa Senhora da Boa Morte, ali venerada”, recorda Dom Odilo.

O Cardeal Scherer assinala que a igreja N. Sra. da Boa Morte (ou da Dormição da B. Virgem Maria) ficará aberta dia e noite, ininterruptamente. A Comunidade Aliança de Misericórdia coordenará, junto com os padres responsáveis, todo tipo de atendimento necessário.

“Ali deverão ser promovidas as celebrações litúrgicas da Igreja, o sacramento da penitência, a pregação da palavra de Deus, a adoração à Eucaristia, as devoções populares, o conforto aos doentes e aflitos, a acolhida e o cuidado dos pobres e dos necessitados de atenção fraterna e samaritana”, comenta Dom Odilo.

“A novidade é que teremos no centro histórico de São Paulo uma igreja católica aberta 24 horas por dia. Poderá ser a primeira de mais outras iniciativas semelhantes, necessárias numa cidade que não dorme e onde o “povo da noite” procura, muitas vezes, uma porta aberta e a luz da esperança”, afirma.

Segundo Dom Odilo, “não bastam portas abertas”. “É necessário que haja alguém para acolher e escutar. E poderão ser muitos a fazê-lo. Faz parte de nossa missão de discípulos e missionários de Jesus Cristo nesta cidade imensa”.

Cardeal Odilo Scherer
Arcebispo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário