segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Congresso Mundial de Sacerdotes em Roma: publicado o programa




Publicado o programa do Congresso Mundial de Sacerdotes em Roma

A Congregação para o Clero anuncia detalhes do encontro de junho

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 17 de agosto de 2009 (ZENIT.org) - Testemunhos sacerdotais, momentos de oração, confissões e adoração, música, conferências e uma Missa presidida pelo Papa fazem parte do grande encontro de sacerdotes de todo o mundo que acontecerá em Roma de 9 a 11 de junho de 2010 para encerrar o Ano Sacerdotal.

A Congregação para o Clero anunciou o programa do congresso, intitulado “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”, em uma carta enviada em 14 de agosto, segundo informou a Rádio Vaticano.

A primeira jornada do encontro sacerdotal, em 9 de junho, acontecerá na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, com uma oração e uma conferência sobre o tema “Conversão e Missão”. Também haverá exposição do Santíssimo Sacramento, espaço para a confissão e a celebração da missa.

Ao dia seguinte, os sacerdotes se reunirão na Basílica de Santa Maria Maior durante a manhã, em torno ao tema “Cenáculo: invocação ao Espírito Santo com Maria, em comunhão fraterna”. Ao final da tarde, os assistentes irão para a Basílica de São Pedro para celebrar uma vigília sacerdotal, com testemunhos e momentos musicais e de adoração. Bento XVI estará presente neste ato e oferecerá sua palavra.

Na sexta-feira, 11 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, terá como lema “Com Pedro, em comunhão eclesial”. Nesse dia, o Papa presidirá a missa na Basílica de São Pedro, com a qual encerrará o Ano Sacerdotal convocado em comemoração do 150º aniversário do falecimento do Santo Cura d’Ars, patrono dos párocos.

A Congregação para o Clero confiou a organização logística do congresso internacional de presbíteros à Obra Romana de Peregrinações, instituição dependente da Santa Sé através do vigário do Papa para a cidade eterna.

O encontro acontecerá em continuidade com os encontros internacionais do clero que aconteceram entre 1996 e 2004 em Fátima (Portugal), Yamusukro (Costa do Marfim), Guadalupe (México), Terra Santa, Roma (com ocasião do Jubileu de 2000) e Malta.

Todos aqueles que queiram participar deste encontro devem registrar-se através da Obra Romana para as Peregrinações, por exemplo através da página web www.orpnet.org (pelo momento em italiano).

O Ano Sacerdotal busca “contribuir a promover o compromisso de renovação interior de todos os sacerdotes, para que seu testemunho evangélico no mundo de hoje seja mais intenso e incisivo”, como explica a carta com a qual Bento XVI o convocou.

Também assinalou em 2 de agosto passado durante a oração do Angelus em Castel Gandolfo, quando afirmou que o Ano Sacerdotal “constitui uma preciosa ocasião para aprofundar no valor da missão dos presbíteros na Igreja e no mundo”. Nesse dia, o Santo Padre recordou alguns “modelos de espiritualidade e de dedicação sacerdotal” cujas festividades se celebram neste mês de agosto, como os santos Alfonso María de Liguori, Francisco de Assis, João Maria Vianney, Cayetano de Thiene, Domingo e o Papa Paulo VI.

Em 5 de agosto passado, na audiência geral em Castel Gandolfo, o Papa convidou todos, neste ano “a acompanhar os ministros do Senhor com a oração, a solidariedade espiritual e a colaboração, para que sejam fiéis a sua vocação e vivam gozosamente sua missão na Igreja, seguindo Cristo em tudo, Bom Pastor, a exemplo de São João Maria Vianney”. Também desejou “que a Virgem Maria interceda para que o Povo de Deus se enriqueça com santos e abnegados sacerdotes”.

Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário