segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ano Sacerdotal: expectativa de fiéis, religiosos e presbíteros





Ano Sacerdotal: expectativa de fiéis, religiosos e presbíteros


Milhares de fiéis começaram a rezar especialmente pelos seus pastores



CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 22 de junho de 2009 (ZENIT.org) -Renovação para os sacerdotes, união para toda a Igreja, que está orando especialmente pelos seus pastores: estes são alguns dos frutos que os católicos esperam deste Ano Sacerdotal, inaugurado por Bento XVI no dia 19 de junho.

Após as Vésperas de inauguração do Ano Sacerdotal, na Basílica de São Pedro, Zenit falou com alguns fiéis – religiosos, diáconos e sacerdotes – sobre suas expectativas e propósitos para este ano.

Futuros presbíteros

O Irmão Carlos Ranninger, legionário de Cristo, procedente da Espanha, será ordenado sacerdote no próximo mês de dezembro, junto com cerca de 50 colegas seus. Ele considera como um presente da providência receber este sacramento dentro do Ano Sacerdotal.

“Este ano será um reforço para a nossa vocação. O Papa nos oferece, no Santo Cura de Ars, um modelo que realmente deu toda a sua vida por sua paróquia, que amou intimamente Jesus Cristo. Isso é o que buscávamos nós, que seremos ordenados nesta geração”, disse o seminarista em diálogo com Zenit.

“Sabemos que muita gente vai estar rezando por nós, que muitos vão estar refletindo sobre o que é o sacerdócio e que papel podemos desempenhar hoje, e isso nos oferece uma responsabilidade e um dom para receber o sacramento da Ordem, porque sabemos que Deus está muito disposto a dar inúmeras graças aos que são sacerdotes e aos que querem apoiar o sacerdócio”, garantiu o futuro presbítero.

Religiosas que rezam pelos sacerdotes

Este ano também será de especial importância para muitas comunidades religiosas, entre elas as Irmãs da Santa Cruz, congregação que tem como carisma a oração pela santificação dos sacerdotes.

Uma de suas integrantes assegurou que neste ano elas esperam “fazer mais pelos sacerdotes. Orar por eles, que precisam tanto da graça de Deus. E estar em comunhão com o convite que o Santo Padre nos faz”.

Para a Irmã Maria Letícia, da Comunidade do Verbo Encarnado, este ano será “uma renovação da vida sacerdotal em benefício de toda a Igreja. Iniciamos o Ano Sacerdotal como sempre devemos fazer: rezando pelos sacerdotes que necessitam do suporte de toda a comunidade eclesial”.

Redescobrir o chamado

Por sua parte,o Pe. Paul Marie, da comunidade da Obra de Jesus, Sumo Sacerdote, acredita que este tempo será muito positivo para ele e para todos os seus irmãos: “Acho que todos nós esperamos muitíssimo, especialmente neste tempo difícil, em que a mídia ataca nossa imagem, em que há sacerdotes desmotivados, que às vezes se sentem abandonados”.

“Mas quando nos encontramos diante do Santíssimo na festa do Sagrado Coração, também nos encontramos conosco mesmos, e assim se robustece e se fortalece a convicção de que o sacerdote tem a vocação mais bela possível.”

A oração dos leigos

Será um ano que dará imensos frutos também para os leigos que procuram receber em sua vida cristã e dentro de seu cotidiano o apoio espiritual dos sacerdotes.

Assim disse o argentino Juan Caballero, casado e com 4 filhos: “Recebi o sacramento do Matrimônio graças a um sacerdote. Meus filhos foram batizados por um sacerdote. Tudo que existe de mais belo na minha família, que é a união com o Eterno por meio dos sacramentos, eu devo aos sacerdotes”.

“Por meio desses ‘outros Cristos’, recebo a Eucaristia e a Reconciliação, que me dão forças para prosseguir em minhas tarefas, como pai e cabeça da família, como profissional. Então eu me perguntei: como vou deixar de participar da inauguração do Ano Sacerdotal? Como não intensificar neste ano minhas orações por aqueles ‘bons pastores’ que dão a vida por suas ovelhas?”, assegura Juan.


Por Carmen Elena Villa
Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário