sábado, 10 de abril de 2010

Comentário sobre a Liturgia do 2º Domingo da Páscoa, Jo 20, 19-31: Aproximando sua mão, ele tornou plena a sua fé



II DOMINGO DA PÁSCOA
11/04/2010
Ano C
At 5, 12-16
Sl 117
Ap 1, 9-11a.12-13.17-19
Jo 20, 19-31

Aproximando sua mão, ele tornou plena a sua fé

Acaso não era Tomé um homem? Um dos discípulos, um homem do povo, por assim dizer? Seus irmãos lhe contavam: Vimos o Senhor! (Jo 20, 25). E ele respondia: Se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos, se eu não puser a mão no seu lado, não acreditarei (Jo 20, 25).

Os evangelistas anunciam e não acreditas neles? O mundo acreditou e o discípulo não acredita. Foi dito a respeito deles: O som de suas vozes se espalha em toda a terra, e suas palavras chegam até os confins do mundo (Sl 18 [19], 5). Suas palavras se espalharam, chegaram até os confins da terra, o mundo acreditou; todos anunciam a um só e esse não crê.

Não era ainda o dia que o Senhor fez. As trevas ainda estavam sobre o abismo; nas profundezas do coração humano havia escuridão. Venha, pois, aquele que é a aurora desse dia e diga pacientemente, com doçura, sem encolerizar-se, pois é médico: “Vem, toca e acredita! Disseste: se não tocar, se não puser o meu dedo, não acreditarei!” Vem, toca, põe o teu dedo. Não sejas incrédulo, mas crê! (Jo 20, 27). Vem, põe o teu dedo. Eu conhecia tuas feridas, conservei, para ti, minhas cicatrizes”.

Então, aproximando a mão, ele tornou plena sua fé. Qual é, pois, a plenitude da fé? Que não se acredite ser Cristo apenas homem, nem unicamente Deus, mas homem e Deus. Essa é a plenitude da fé, pois, o Verbo se fez carne e veio morar no meio de nós (Jo 1, 14). Assim, o discípulo a quem foi dado tocar as cicatrizes e os membros de seu Salvador, tendo-os tocado, exclamou: Meu Senhor e meu Deus! (Jo 20, 28). Tocou o homem, conheceu a Deus; tocou a carne e contemplou o Verbo, porque o Verbo se fez carne e veio morar no meio de nós.

O Verbo suportou que sua carne fosse suspensa na cruz, o Verbo suportou que os cravos perfurassem sua carne, o Verbo suportou que sua carne fosse traspassada pela lança, o Verbo suportou que sua carne fosse depositada no sepulcro. O Verbo ressuscitou sua carne, apresentou-a ante os olhos dos discípulos, permitiu que fosse tocada por suas mãos. Eles tocam e exclamam: Meu Senhor e meu Deus! Este é o dia que o Senhor fez (Sl 117 [118], 24).


Santo Agostinho
Sermo 258, 3
Sources Chrétiennes 116, 348-350

Nenhum comentário:

Postar um comentário