sábado, 6 de março de 2010

Quaresma 2010: O que fazer para viver uma boa Quaresma



Uma boa Quaresma


Contabiliza, não as vezes que fazes o bem, mas aquelas que não pudeste levar a cabo e ficaram na simples promessa. Ninguém fará por ti.

Utiliza a oração, não como uma desculpa, mas como um crescimento pessoal e de encontro esperado com Deus. Te dará força para seguir adiante e celebrar a Páscoa com intensidade.

Abre tuas mãos a quem precisar de ti e não esqueças de Deus, para não cansar-te e tê-las sempre abertas. Não fiques só na terra…Olha até o céu. É a mensagem da cruz.

Rechaça e afasta-te daquilo que te obriga a viver distante de Deus e dos que te rodeiam. Não é mau renunciar a algo quando isto nos pode ajudar a superarnos a nós mesmos e a não cair em erros passados.

Esteja atento à linha divisória do bem e do mal, da vida e da morte, dos autênticos valores e daqueles outros que vêm disfarçados. No futuro verás que o mundo necessitará de modelos de referência. Uno deles, talvez, possa ser tu. Não é mau ser tentado; o mau é ceder.

Surpreende às pessoas que te rodeiam com tua comprensão e com tua austeridade. A Quaresma, entre outras coisas, nos convida a ser mais autênticos olhando-nos no espelho de Jesus. A Palavra de Deus te ajudará.

Mede tuas palavras, medita tuas ações, valoriza e alimenta tua fé. Crer e esperar em Cristo não é o mesmo que ser batizado. Da mesma forma, não tem sentido ser sócio de um clube deportivo e não assistir nunca a nenhuma partida. A Páscoa necessita de pessoas que se aproximem do sepulcro vazio, vejam, creiam e dêem testemunho dele.

Anda pelas sendas da justiça e da verdade, da alegria e da esperança. Quando saírem ao teu encontro provas e armadilhas (que virão) encontrarás um antídoto eficaz para fazer-lhes frente: a cruz de Nosso Senhor.


Padre Javier Leoz
Site Javier Leoz

Nenhum comentário:

Postar um comentário