sábado, 6 de março de 2010

Monsenhor Waldemar Passini Dalbello: Um encontro com Jesus Salvador




Texto-base do XVI Congresso Eucarístico Nacional – Um encontro com Jesus Salvador

Por Monsenhor Waldemar Passini Dalbello

“A linha mestra do texto-base é justamente o encontro com Jesus salvador, que tira a divisão do mundo. Ele, vindo a nós, nos acolhe e nos reconcilia de modo pleno.

O texto-base do XVI Congresso Eucarístico Nacional pretende abrir a reflexão sobre o tema: Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários. Todos os que iniciam sua preparação para a celebração deste grande evento da Igreja Católica no Brasil, que terá lugar em Brasília, em 2010, poderão encontrar no texto-base uma primeira orientação e um estímulo suplementar para viver de modo intenso o que será proposto para ser contemplado, estudado e celebrado nos dias do Congresso Eucarístico.

A elaboração de um texto-base permite ainda que as demais comissões envolvidas na preparação do Congresso encontrem apoio para a confecção de outros subsídios, destinados à oração e à reflexão, para os diversos grupos, comunidades, paróquias e movimentos em todas as dioceses do país.

Nesta fase de preparação para a grande festa, o texto-base quer oferecer esta oportunidade para os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos que, sempre mais admiradores do mistério da Eucaristia, se dispõem a observá-lo sob a perspectiva de ‘lugar’ sacramental de crescimento do homem na unidade que vem de Deus.

A linha mestra do texto-base é justamente o encontro com Jesus salvador, que tira a divisão do mundo. Ele, vindo a nós, nos acolhe e nos reconcilia de modo pleno. Em sua presença eucarística, Jesus permanece junto aos seus, reconciliando-os com o Pai, consigo mesmos e com os irmãos. Uma reconciliação que é assumida por aquele que crê como comunhão com a vida divina, vida unotrinitária.Trata-se de uma experiência de integração e harmonia, de comunhão e solidariedade, que repercute nas relações dos discípulos de Jesus com o meio ambiente, a política e a economia, com toda a sociedade. Unidade gerada pelo amor, pelo amor “que toma a sua cruz a cada dia” e segue o Mestre, despojado de toda pretensão, a não ser a de dar a vida pelos amigos.

No texto-base do XVI Congresso Eucarístico Nacional, dá-se um especial enfoque à vida das comunidades sustentadas pelo Pão Eucarístico. As comunidades se alimentam do Pão da Unidade e se tornam louvor ‘uníssono’ a Deus, pela oferta de seus membros em união com o sacrifício de Jesus sobre o altar, e também se transformam em ‘comunidades eucarísticas’, enquanto geradoras de fraternidade entre seus membros, e ‘alimento de comunhão’ na sociedade.

O documento está estruturado em três capítulos, intitulados: Eucaristia, Pão da Unidade; Pão da Unidade, Vida dos Discípulos Missionários; e Fica conosco, Senhor!. Além disso, o texto foi desenvolvido em sintonia com a V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe, realizada em maio de 2007, em Aparecida. Também se procurou dar grande atenção ao tema da unidade dos cristãos”.


Mons. Waldemar Passini Dalbello
Bispo Auxiliar eleito da Arquidiocese de Goiânia
Congresso Eucarístico Nacional 2010


SAGRAÇÃO de Monsenhor Waldemar Passini Dalbello - dia 19 de março de 2010

AVISO: Pede-se aos Bispos, Padres e Diáconos que levem túnica e estola branca e que confirmem presença até o dia 15/03, pelo telefone (62) 3223-0759, com Rose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário