sábado, 27 de março de 2010

Meditação da Liturgia de domingo, 28 de março, Lc 22, 14-23, 56: Bendito, mil vezes Bendito!



Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor
Ano C
Is 50,4-7
Sl 21
Fl 2,6-11
Lc 22, 14-23, 56

Bendito, mil vezes Bendito!

Iniciamos esta Semana Santa com a histórica entrada de Jesus em Jerusalém. Aquele que nasceu pobre em uma mísera gruta, de novo cavalga sobre um insignificante jumento. Prelúdio do que o espera? Entrada triunfal? Hoje apoteose e amanhã crueldade?

Aclamamos ao Senhor como o que é: Rei! Hoje, dizemos a Jesus que é nosso Rei e, na Sexta-feira Santa, lhe diremos “não temos mais rei a não ser César”. A vida é assim: nos persegue a contradição, hoje sim mas amanhã não. Hoje glórias e amanhã fracassos. Hoje em Jerusalém palmas e júbilo,depois desnudez, solidão e tristeza.

Hoje, no Domingo de Ramos, ramos recém cortados e, na hora da escuridão, apenas um madeiro do qual penderá Aquele que hoje aplaudimos e elogiamos. Hoje cantamos a Ele e, na Sexta-feira Santa, lhe gritaremos: “fora, fora”. Hoje cobrimos os seus caminhos com tapetes em sua ascenção ao sofrimento e à morte e, na Sexta-feira Santa, lhe despojaremos de sua fama, sangue e roupas.

Bendizemos ao Senhor pelo que Ele representa. Sobe à Jerusalém e embora hoje tudo se tinge de gozo e de alegria, sabemos que no horizonte se desenha a cruz, sabemos que, em um entardecer com sombra de morte, o Senhor dará sua vida por nós: por ti e por míim. Não esqueças disto.

O Domingo de Ramos tem um sabor agridoce. Por um lado manifestamos publicamente nossa adesão e homenagem a Jesus mas, por outro lado, somos conscientes de que por obediência é conduzido, como cordeiro, até o lugar do sacrifício.

Hoje, com as palmas em nossas mãos, com o “hosanna” em nossos lábios, com a cor roxa – que nos fala do sangue e do amor- nos damos conta de que, o Domingo de Ramos é o pórtico através do qual o Servo de Deus entra para derramar seu sangre por nós.

HOSANA AO FILHO DE DEUS! Cantamos neste dia. Mas também é verdade que o coração nos convida a gritar: Não subas, Senhor! Não avances demasiado! Detrás de nossa gritaria, virá a covardia e o silêncio. Do outro lado da porta, flanqueada hoje por músicas e hinos, te enfrentarás com o pranto. Vale a pena, Senhor, que avances triunfalmente até e o fracasso aparente que será tua morte?

HOSANA AO FILHO DE DEUS! Sim, Senhor. Adiante! O homem, o mundo, a terra, os crentes, a Igreja, teus amigos e teus inimigos, os que te conhecem ye os que te dão as costas, todos necessitam de tua salvação e do fruto da cruz.

HOSANA AO FILHO DE DEUS! Neste Domingo de Ramos abramos as portas de nossos corações. Que o Senhor entre também brilhantemente neles para que nesta Semana Santa possamos compartilhar com Ele sua Eucaristia, seu Sacerdócio , seu Amor, seu Sofrimento, suu Cruz, sua Morte, e sobretudo possamos deleitar-nos e festejarmos o que nada nem ninguém pode tirar-nos nem ocultar-nos: SUA RESSURREIÇÃO!

Bendito, mil vezes, seja o Senhor!

Entremos com Jesus no caminho de Jerusalém!


Padre Javier Leoz
Site Javier Leoz

Nenhum comentário:

Postar um comentário