sábado, 13 de fevereiro de 2010

13º Encontro Nacional de Presbíteros- Padres aprovam Carta do 13º ENP 2010



Padre não age sozinho, destaca Encontro Nacional de Presbíteros

Encontro destaca que padre deve atuar em comunhão

Cerca de 500 sacerdotes de 17 Regionais da CNBB participam do 13º Encontro Nacional de Presbíteros (Enp). As atividades acontecem em Itaici, cidade de Indaiatuba (SP), desde ontem, 3, e vão até a próxima terça-feira, 9.

Esta edição comemora os 25 anos dos encontros e tem como tema ENP: 25 anos celebrando e fortalecendo a comunhão presbiteral, com o lema Eu me consagro por eles (cf. Jo 17, 19a). A Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), organismo vinculado à CNBB, é a responsável pela organização.

As celebrações, palestras, grupos de estudos e outras ações paralelas tem como eixo orientador o Ano Sacerdotal, que segue até junho deste ano.

"O texto-base foi elaborado pelo padre Paulo Suess e contém um resumo de todos os 12 encontros anteriores, chamando a atenção para o sacerdote elementar: não é o virtuoso, com dons extraordinários, mas o sacerdote de consenso, que tem o dom da fé no meio dos desacreditados, levando a mensagem do Evangelho, o verdadeiro pastor", destaca o presidente da CNP, padre Francisco dos Santos.

Ele explica que o encontro deve incentivar a consciência de que o sacerdote não age isolado, mas em comunhão com o presbitério. "É preciso resgatar a figura do sacerdote como pastor, profeta, consagrado para servir. O Encontro quer ser esse ponto alto de reflexão, oração, partilha e convivência fraterna", complementa.

Ao final do encontro, será divulgada uma carta aberta, que resume os principais pontos abordados. Os padres também têm acesso a roteiros para reflexão posterior em suas comunidades.

O Secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, e o Bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, foram algumas das presenças na cerimônia de abertura do 13º ENP.

O Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes, enviou uma carta aos sacerdotes brasileiros. "O povo brasileiro, sedento de Deus, deseja vivamente que seus sacerdotes sejam homens de Deus. Por sua vez, o sacerdote não se tornará 'homem de Deus' se não for 'homem de oração'. Assim sendo, na vida do sacerdote a oração e a intimidade com Deus são essenciais e insubstituíveis. A oração na vida do presbítero ou ocupa um lugar central, ou será um belo ideal, distante de ser concretizado", indica o responsável do Dicastério Vaticano.


Romaria e retiro

Os participantes do Encontro farão uma romaria ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida no sábado, 6. O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidirá uma Missa na Basílica dedicada à Padroeira do Brasil às 9 horas.

O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, será o pregador do retiro para os participantes, entre a noite de sexta-feira, 5, e a manhã de domingo, 7.


O que é o ENP?

Os encontros acontecem a cada dois anos. O primeiro ENP aconteceu em 1985, com o tema O presbítero na Igreja: povo de Deus, servidora do mundo. Era a época da volta ao país do regime democrático.

"O presbítero se coloca na condição de evangelizador, uma evangelização de comunhão e participação, com o incentivo e apoio da CNBB para organizar e levar aos presbíteros do Brasil uma consciência maior de presbitério e sua missão como evangelizadores", explica o padre Francisco.


Fonte: CNBB/Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário