quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

NATAL DO SENHOR - Nós vimos a sua glória!




Natal de Nosso Senhor
Solenidade com oitava
25 de dezembro
Liturgia das Horas: 364

Missa Noite do Natal
Is 9,1-6
Sl 95
Tt 2,11-14
Lc 2,1-14

«Nós vimos a sua glória! Nós não éramos dignos de que Ele Se compadecesse de nós, mas Ele era digno de ter piedade de nós»


Cristo devia vir ao mundo na nossa carne; não podia ser outro - quer seja anjo, ou embaixador - mas era o próprio Cristo que devia vir para nos salvar (Is 35,4)... Devia nascer numa carne mortal: uma criancinha, deitada num presépio, envolvido em panos, amamentado, que cresceria com os anos e por fim morreria cruelmente. Tantos testemunhos de humildade profunda. Quem nos dá estes exemplos? O Altíssimo. Qual é, portanto, a sua grandeza? Não procures na terra, sobe acima dos astros. Quando tiveres chegado às legiões dos anjos, ouvi-los-ás dizer: Sobe ainda acima de nós.

Quando tiveres subido até aos Tronos, Dominações, Principados, Potestades (Cl 1,16), ouvi-los-ás dizerem, ainda: Sobe mais acima, nós próprios somos criaturas «porque todas as coisas foram feitas por Ele» (Jo 1,3). Eleva-te, pois, acima de toda a criatura, de tudo o que foi formado, de tudo o que recebeu a existência, de todos os seres que se transformam, corpóreos ou incorpóreos, numa palavra, acima de tudo. A tua visão não pode, ainda, alcançar tudo isso; é pela fé que tens de chegar lá, é ela que deve conduzir-te ao Criador… É lá que contemplarás «o Verbo, que era desde o princípio»…

Ora, este Verbo que estava em Deus, este Verbo que era Deus, por quem todas as coisas foram feitas, sem o qual nada foi feito, e em quem estava a vida, desceu até nós. Quem éramos nós? Merecíamos nós que Ele descesse até nós? Não, nós não éramos dignos de que Ele Se compadecesse de nós, mas Ele era digno de ter piedade de nós.


Santo Agostinho, Bispo de Hipona e Doutor da Igreja
Sermão 293,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário