domingo, 17 de janeiro de 2010

FESTA DO BATISMO DO SENHOR – Dom João Braz de Aviz: Batismo do Senhor convida à renovação pessoal




FESTA DO BATISMO DO SENHOR
10 DE JANEIRO
Ofício festivo próprio

Ano C
Is 42,1-4.6-7
Sl 28
At 10,34-38
Lc 3,15s.21-22

Batismo do Senhor convida à renovação pessoal

Na «alegria de sermos filhos amados pelo Pai», diz Dom João Braz de Aviz na Celebração da festa do batismo do Senhor 14 de janeiro de 2008

BRASÍLIA, segunda-feira, 14 de janeiro de 2008 (ZENIT.org) - Segundo o Arcebispo de Brasília, a Festa do Batismo do Senhor convida os fiéis à renovação pessoal desse sacramento, vivendo a fé com alegria e em comunidade.

«A celebração da Festa do Batismo do Senhor nos convida a renovarmos também o nosso batismo e a alegria de sermos filhos amados pelo Pai, vivendo a nossa fé na comunidade Igreja e no mundo, sendo solidários com muitos irmãos e irmãs», afirma Dom João Braz de Aviz.

Em mensagem aos fiéis no contexto da liturgia desse domingo, o Arcebispo explica que Jesus se submeteu ao batismo de João para cumprir a vontade do Pai.

«O batismo de João tinha um caráter penitencial e uma dimensão ética. Era um convite à conversão e prefiguração do batismo cristão. Mas por que Jesus se submeteu a esse batismo, se não era pecador e se veio para superá-lo?

As primeiras palavras proferidas por Jesus no Evangelho de Mateus respondem a este questionamento: “porque devemos cumprir toda justiça” (Mt 3,15). Sua busca daquele batismo é uma forma de cumprir a vontade do Pai.»

Segundo o Arcebispo de Brasília, ao entrar «na fila nos pecadores», «Jesus torna-se solidário com a humanidade sofredora e pecadora».

«Ele toma sobre os ombros o pecado dos homens e mulheres de todos os tempos e lugares para torná-los solidários no amor», destaca.

No Batismo de Jesus, explica Dom João Braz, manifesta-se sua missão:

«Ele é o Servo de Javé, que “não descansará nem se deixará abater enquanto não firmar na terra o direito” (Is 42,4). Servo sereno e humilde, que não usa de arrogância e revigora a esperança do povo.»

Sendo assim, explica o Arcebispo, como batizados, os fiéis são incorporados à Igreja, povo de Deus, Corpo místico de Cristo, comprometidos com os valores pregados por Jesus.

O Arcebispo cita então o Documento de Aparecida, que destaca que numerosos católicos têm uma participação esporádica na comunidade. Diz o nº. 160 do documento, citado por Dom João Braz:

«Convidamos esses a aprofundarem sua fé e participarem mais plenamente na vida da Igreja recordando-lhes que, em virtude do batismo, são chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo».


Dom João Braz de Aviz
Arcebispo Metropolitano de Brasília
Arquidiocese de Brasília
14 de janeiro de 2008


Nenhum comentário:

Postar um comentário