domingo, 17 de janeiro de 2010

BATISMO DO SENHOR – O cristão é enxertado em Cristo pelo Batismo




FESTA DO BATISMO DO SENHOR
10 DE JANEIRO
Ofício festivo próprio

Ano C
Is 42,1-4.6-7
Sl 28
At 10,34-38
Lc 3,15s.21-22

A missão dos filhos de Deus: ser transformados numa só coisa com Cristo pela Eucaristia, sacramento da unidade e do amor

O cristão sabe-se enxertado em Cristo pelo Batismo; habilitado a lutar por Cristo, pela Confirmação; chamado a atuar no mundo pela participação na função real, profética e sacerdotal de Cristo; transformado numa só coisa com Cristo pela Eucaristia, sacramento da unidade e do amor. Por isso, como Cristo, deve viver de rosto voltado para os outros homens, olhando com amor para todos e cada um dos que o rodeiam, para a humanidade inteira.

Não é possível separar em Cristo o seu ser de Deus-Homem da sua função de Redentor. O Verbo se fez carne e veio à terra ut omnes homines salvi fiant (cfr. 1 Tm 2, 4), para salvar todos os homens. Com todas as nossas misérias e limitações pessoais, somos outros Cristos, o próprio Cristo, chamados também a servir a todos os homens.

O Senhor veio trazer a paz, a boa nova, a vida, a todos os homens. Não apenas aos ricos, nem apenas aos pobres. Não apenas aos sábios, nem apenas à gente simples. A todos. Aos irmãos que somos, pois somos filhos de um mesmo Pai Deus. Não existe, pois, senão uma raça: a raça dos filhos de Deus. Não existe mais do que uma cor: a cor dos filhos de Deus. E não existe senão uma língua: essa que, falando ao coração e à cabeça, sem ruído de palavras, nos dá a conhecer Deus e faz com que nos amemos uns aos outros.


S.Josemaría Escrivá
É Cristo que passa, 106

Nenhum comentário:

Postar um comentário