quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ano Sacerdotal –Congresso Internacional sobre o presbítero em Braga



ANO SACERDOTAL: BRAGA PROMOVE CONGRESSO INTERNACIONAL

Congresso Internacional sobre o presbítero: “À escuta da Palavra”

Braga, 13 jan 2010 (RV) - O primeiro Congresso sobre o Sacerdócio do século XX, em Portugal, foi realizado em Braga, em 25 de Outubro de 1905. O primeiro do século XXI, sendo de cariz internacional, também foi realizado em Braga, de 12 a 15 de Janeiro de 2010, comemorando 450 anos da fundação do Colégio de S. Paulo, atual edifício do Seminário Conciliar.

Para além das várias conferências, durante o congresso será apresentado um estudo que indicará como as pessoas vêem o padre e o que dele esperam.

A pesquisa foi orientada pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica portuguesa. “Para além deste estudo será também apresentado o resultado das reflexões de alguns grupos paroquiais que foram selecionados segundo as várias tipologias eclesiais da Arquidiocese (de Braga)” – sublinhou o padre Tiago Freitas, responsável do setor Comunicação da iniciativa.

Padre Tiago destaca ainda que a questão vocacional não é a grande prioridade da atividade promovida pelo congresso, mas a partir do debate se deseja “refletir sobre a identidade do sacerdote para ajudar o povo de Deus e a sociedade” a compreender “o modelo deixado por Jesus”.

Conclusões finais sobre o Congresso:

http://www.congressosacerdotal.com


Congresso Sacerdotal
Radio Vaticana.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário