sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ANO SACERDOTAL: Congregação para o Clero apresenta dois encontros sobre o sacerdócio



Congregação para o Clero apresenta dois encontros sobre o sacerdócio

ROMA, domingo, 29 de novembro de 2009 (ZENIT.org) - A alma do sacerdote deve ter “uma musculatura interior de Rambo”, que seja alimentada com “a oração, a vida interior e a verdadeira motivação”.

Foi o que indicou na sexta-feira o Secretário da Congregação para o Clero, Dom Mauro Piacenza, que se reuniu com um pequeno grupo de jornalistas para apresentar algumas reflexões e atividades que se realizarão em Roma no contexto do Ano Sacerdotal, evento que encerra a 11 de junho na Basílica de São Pedro.

Ele se referiu ao Congresso “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”, que acontece nos dias 11 e 12 de março na Pontifícia Universidade Lateranense. Também citou o Encontro mundial de sacerdotes, que apresentará várias atividades acadêmicas e litúrgicas nas quatro Basílicas maiores de Roma, de 9 a 11 de junho.

A organização de ambos encontros está a cargo da Obra Romana de Peregrinações, dependente do Vicariato de Roma, órgão da Santa Sé.

Temas como cristologia, identidade sacerdotal, desafios da cultura contemporânea, liturgia, celibato e atividade pastoral serão abordados não só do ponto de vista dos padres, mas também dos seminaristas, diáconos e leigos.

No próximo dia 11 de junho, uma sexta-feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Ano Sacerdotal será encerrado na Basílica de São Pedro com uma Missa presidida pelo Papa Bento XVI.

O Secretário da Congregação para o Clero indicou que na história recente da Igreja não se dedicou um ano aos sacerdotes.

Não obstante, em ocasiões anteriores se realizaram vários encontros internacionais, entre 1996 e 2004, que tiveram lugar em Portugal, Costa do Marfim, México, Terra Santa, Roma e Malta.

Mais informações e reservas para participar do encerramento do Ano Sacerdotal, em www.josp.com ou no e-mail a.sacerdotalis@orpnet.org.


Dom Mauro Piacenza
29 de novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário