sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ADVENTO: São Rafael Arnáiz- Preparai os caminhos do Senhor



PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

01 DE DEZEMBRO DE 1935

“J-H-S

«Preparai os caminhos do Senhor: Endireitai suas veredas» Is 40,3

Eu compreendo a alegria que sentes ao abismar-te em tua pequenez. Cada alma é um mistério no qual não penetra mais que Deus. Ele, às vezes, permite às criaturas um consolo muito grande que é o de ver os caminhos tão diversos pelos quais chama as almas. O ver a Sua Obra nos corações das criaturas, o consolo (embora seja humano) de saber-se ajudado e compreendido, animado, enfim, o que direi?...

Eu creio que podes estar contente de ver tua pequenez diante de Deus. Te produz uma tranquilidade enorme o saber que tu não podes fazer nada e que Ele faz tudo. O teu nada é teu consolo, tua pequenez é tua alegria, e isso não se explica facilmente; se sente e nada mais. Isso é um consolo e dos maiores. Deus regala a alma com uma doçura muito grande quando a alma, vendo-se só, pequena e miserável, vendo-se criança e humilde, se funde em Deus e então Deus a preenche. Não há nada o que fazer…

Se o ver tua pequenez diante de Deus te alegra, está bem, mas a mim me parece, perdoa-me pois não sou ninguém, que se não te alegrasses por isso, seria mais perfeito. Se prescindisses de ti seria melhor. Quanto menos te olhes a ti mesma melhor verás a Deus. Que o Senhor te conceda a verdadeira humildade, mas uma vez que a tenhas sentido, segue adiante, não te detenhas em tua pequenez, pois ela te detém em ti. Segue adiante, sobe até o Senhor, que quando estiveres com Ele, então já verás como, efetivamente, te sentes nada. Tu Lhe amarás sem inteirar-te de ti. Então, sim, Ele nos preencherá completamente. Desapareceremos e Ele será tudo.”


São Rafael Arnáiz
Obras Completas, pp.402-405

Nenhum comentário:

Postar um comentário