quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Formação ascética das novas gerações – exortação de Bento XVI




Papa exorta formação ascética das novas gerações


CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 4 de setembro de 2009 (ZENIT.org) - Por ocasião do 17º Convênio Ecumênico Internacional de Espiritualidade Ortodoxa, Bento XVI deseja que o “encontro fraterno” suscite uma consciência renovada do valor da luta espiritual como consequência do amor de Cristo e um empenho generoso na formação ascética das novas gerações”.

Assim diz a mensagem enviada em nome do Pontífice ao Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado Vaticano, por ocasião da que o Papa definiu como “uma oportuna iniciativa” sobre o tema “A luta espiritual na tradição ortodoxa”.

A mensagem está dirigida a Enzo Bianchi, Prior do Mosteiro de Bose, que hospedará o Convênio nos dias 9 a 12 de setembro.

A iniciativa, explicam os organizadores, “representa uma importante ocasião de intercâmbio sobre temas essenciais da vida espiritual, no qual as tradições do Oriente e do Ocidente cristãos se cruzam com as profundas expectativas do homem contemporâneo”.

O tema deste ano, segundo reconheceu, “toca o centro de um problema atualíssimo: o que impede que o coração do homem ame em liberdade? Como vencer os fantasmas que habitam nele e que condicionam sua vontade?”.

“Esta é – observam – a arte da luta contra os ‘pensamentos malvados’, como a tradição define estas imagens, impulsos, inclinações negativas que turbam a ‘mente’, distraindo-a da lembrança de Deus e empurrando-a ao pecado.”

“Reler hoje a sabedoria dos Padres significa também perguntar-se sobre algo mais radical, sempre presente no fundo das transformações da modernidade: no fundo, o que é o pecado? O que torna verdadeiramente livre ou escraviza a consciência do homem”? acrescentam.

Abrirão os trabalhos tratando dos fundamentos bíblicos e teológicos da luta espiritual. Na jornada conclusiva, será sublinhada a validez ecumênica e o significado para o homem contemporâneo.

Os participantes provêm de 21 países. Estarão presentes também numerosos monges e monjas de mosteiros ortodoxos, católicos e reformados.


Papa Bento XVI
04 de setembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário