quinta-feira, 26 de novembro de 2009

D. Bosco – Relíquias de D.Bosco peregrinam pelo Brasil



Começa a peregrinação das relíquias de Dom Bosco no Brasil

SÃO PAULO, 18 Nov. 09 / (ACI).- Guarapuava, no Paraná, foi a primeira do Brasil a receber a urna com as relíquias de Dom Bosco. A urna chegou na noite de domingo, dia 15, desde e Cidade do Leste, no Paraguai, passando por Foz do Iguaçu.

Segundo a nota de imprensa aparecida na página da Rádio Vaticano, a primeira atividade foi na manhã de segunda-feira, dia 16: uma carreata conduziu as relíquias pelas ruas da cidade até a Obra Social Dom Bosco. Ali, o Bispo emérito de Guarapuava, Dom Giovanni Zerbini, presidiu a Santa Missa em homenagem ao Santo Fundador da família salesiana. Curitiba foi a terceira cidade do Brasil a receber as relíquias do santo, que vão peregrinar por todas as inspetorias salesianas do país, até fevereiro. Amanhã, a urna será transferida para a Paróquia São Cristovão. E na sexta-feira, 20, as relíquias deixam o estado do Paraná e chegam à Joinville, em Santa Catarina.

A urna esteve na Catedral de Nossa Senhora de Belém, para veneração e visitação, na Obra Social, onde houve uma missa com a juventude, e na Paróquia São João Bosco, para uma vigília luminosa. A seguir, a urna foi levada para Ponta Grossa (PR), e agora, segue para as demais cidades da Inspetoria de Porto Alegre. Após Porto Alegre, as relíquias vão percorrer as inspetorias de São Paulo, Niterói, Belo Horizonte, Campo Grande, Recife e Manaus.

Atendendo a um pedido do Procurador Geral da Congregação, Pe. Francesco Maraccani, os fiéis que participarem de uma função sagrada em memória do Santo ou, venerarem e orarem diante da urna, podem receber a indulgência plenária. Para obtê-la, os fiéis devem também ter-se confessado recentemente, participado da missa, comungado e rezado pelas intenções do Papa.

Os Padres Salesianos informam ainda sobre o lançamento do CD “Dom Bosco, vem conosco caminhar”, produzido pela Missão Salesiana do Mato Grosso (MSMT), sob a coordenação dos Padres Osmar Bezutte e Gildásio Mendes. O CD traz as canções mais conhecidas no Brasil sobre Dom Bosco, para registrar a peregrinação de sua urna pelo país. Entre as canções, está o hino “Vem conosco caminhar”, música tema da peregrinação, cuja composição foi confiada ao Pe. Osmar Bezutte. No site da MSMT é possível ouvir as gravações e também baixar gratuitamente as letras e os áudios das canções. O endereço é http://www.missaosalesiana.org.br/albuns.php?id=1.


Acidigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário