terça-feira, 18 de agosto de 2009

Um ano para refletir, um ano para agradecer





Um ano para refletir, um ano para agradecer

Cento e cinquenta anos atrás morria, em Ars, João Maria Vianney, universalmente conhecido com o nome de Cura d´Ars. Por quarenta anos tinha sido responsável por uma pequena comunidade paroquial. Com uma pregação simples, uma vida austera e uma intensa vida de oração, atraiu multidões em vida e um número incalculável de admiradores após sua morte. Para celebrar o 150º aniversário de seu falecimento, o Papa Bento XVI instituiu um “Ano Sacerdotal”, que começará dia 19 de junho de 2009 e terminará dia 19 de junho de 2010. Esse Ano terá como lema: Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote.

Ao longo do “Ano Sacerdotal”, duas serão as celebrações especiais:

1ª) a proclamação do Cura d´Ars como padroeiro de todos os sacerdotes – atualmente é o padroeiro dos párocos;

2ª) o encontro mundial do Papa com os sacerdotes na Praça S. Pedro.

3º) será publicado o “Diretório para os Confessores e os Diretores Espirituais” e, também, uma coletânea dos escritos de Bento XVI sobre o ministério e a vida do sacerdote.

O “Ano Sacerdotal” deverá chamar a atenção dos fiéis para o dom da vocação sacerdotal e dos sacerdotes para a graça que receberam do Senhor que os chamou. Como não exprimir, ao longo desse ano, nossa gratidão e estima a inúmeros sacerdotes que, com sua dedicação diária e silenciosa, demonstraram sua fidelidade a Cristo e à Igreja e, com isso, nos beneficiaram?...


Dom Murilo S.R. Krieger, scj
Arcebispo de Florianópolis
Arquidiocese de Florianópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário