terça-feira, 11 de agosto de 2009

Significado do logo do Ano Sacerdotal




O logotipo do ano sacerdotal e seu significado

A iconografia corresponde à iconografia do Sagrado Coração de Jesus, em referência à Jornada Anual pela Santificação dos Sacerdotes, que sempre coincide, desde a sua instituição, com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Portanto, chama a atenção direta ao tema da santidade específica à qual o ministro sagrado é chamado.

A visão do Coração, que expande seus raios de luz, remete à frase do Santo Cura d’Ars, quem define o sacerdócio como sendo o “amor do Coração de Jesus”.

A estola, que reveste a figura de Jesus, leva à consideração do seu Ser de “Sumo e Eterno Sacerdote”, e evoca o fato de que todo presbítero é constituído como um prolongamento do Único Sacerdote na história e entre as gerações futuras.

Os braços abertos simbolizam a postura típica e própria do sacerdote em atitude de oração e de meditação.

As chagas nas mãos e no lado de Cristo, visíveis na imagem do logotipo, recordam o único sacrifício redentor e evocam a satisfação vicária e a total doação de si mesmo, próprias do sacerdócio.

A postura de acolhida parece dizer: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos aliviarei”. Convite consolador para cada sacerdote, que sofre a fadiga do trabalho diário movido pela caridade pastoral – às vezes, em terrenos mais áridos e cheios de pedras– e que, por sua vez, representa um exemplo, a fim de que cada sacerdote tenha a mesma atitude em favor tanto dos que lhe são próximos quanto dos mais distantes.


Fonte: Congregação para o Clero

Nenhum comentário:

Postar um comentário