sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Patriarca de Lisboa abre Ano Sacerdotal






Com missa na Basílica da Estrela, Patriarca de Lisboa abre Ano Sacerdotal


LISBOA, terça-feira, 16 de junho de 2009 (ZENIT.org).- O Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, dará início ao Ano Sacerdotal com uma missa na Basílica da Estrela, na próxima sexta-feira, às 19 horas. Para a celebração estão convocados o clero e todos os católicos da cidade.

Para assinalar o significado e a importância deste novo Ano Jubilar e apresentar as suas linhas programáticas, D. José Policarpo dirigiu uma carta aos párocos e comunidades da diocese; informa Agência Ecclesia.

Para o Cardeal Patriarca, o Ano Sacerdotal é "um convite para aprofundar o mistério da Igreja que somos" mediante a compreensão da identidade específica dos Bispos, sacerdotes, religiosos e leigos e das relações que estabelecem entre si.

Neste sentido, D. José Policarpo não quer que a diocese considere que os sacerdotes sejam tidos como "um grupo à parte": "Tudo o que fizermos para descobrir o mistério do sacerdócio apostólico e merecer a santidade dos nossos sacerdotes, devemos fazê-lo em Igreja e com a Igreja".

Por outro lado, é necessário evitar o extremo oposto de "diluir a especificidade do sacerdócio apostólico na pretensa valorização do sacerdócio comum de todos os fiéis".

D. José Policarpo apresenta "algumas intuições pessoais" que deverão ser incluídas nas atividades do Ano Sacerdotal.

Em primeiro lugar, acentuar "a verdade, qualidade e densidade" da missa. Além disso, a diocese deverá reestruturar a prática da adoração eucarística ininterrupta.

Pede ainda intensificar a experiência de oração dos padres, promover nos movimentos laicais a descoberta do sacerdócio como uma dádiva de Deus, propor momentos de aprofundamento teológico e espiritual dirigidos a todos os membros da Igreja, realizar atividades específicas para crianças e jovens e dinamizar a Pastoral Vocacional.


Dom José Policarpo
Cardeal Patriarca de Lisboa
Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário