terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Sangue de Cristo, esperança para o homem, diz Papa




O Papa no Angelus: o sangue de Cristo, esperança para o homem

Explica o significado da antiga Festa do Preciosíssimo Sangue

CIDADE DO VATICANO, domingo, 5 de julho de 2009 (ZENIT.org).- Em um mundo marcado pela violência, o Sangue derramado de Cristo é “a prenda do amor fiel de Deus pela humanidade” e fonte de esperança para todos, afirmou neste domingo Bento XVI.

O Pontífice recordou que no passado, “o primeiro domingo de julho se caracterizava pela devoção ao Preciosíssimo Sangue de Cristo”, e centrou neste tema sua intervenção antes da oração do Ângelus, refletindo sobre a violência humana e sobre a resposta não violenta de Cristo.

Em particular, refletindo sobre o simbolismo do sangue na Sagrada Escritura, o Papa explicou que a aspersão com o sangue de animais representava, no Antigo Testamento, a aliança entre Deus e o povo, segundo narra o livro do Êxodo.

Recordando também a passagem do Gênesis na qual afirma que o sangue de Abel, assassinado pelo irmão Cain, representa um grito da terra para Deus, o Papa constatou que “infelizmente, hoje como ontem, este grito não cessa, porque sangue humano continua sendo derramado por causa da violência, da injustiça e do ódio”.

“Quando os homens aprenderão que a vida é sagrada e pertence somente a Deus? Quando compreenderão que somos todos irmãos?”, exclamou o Papa.

Contudo, afirmou, “ao grito pelo sangue derramado, que se eleva de tantos lugares da terra, Deus responde com o Sangue de seu Filho, que entregou sua vida por nós. Cristo não respondeu ao mal com o mal, mas com o bem, com seu amor infinito”.

“O Sangue de Cristo é a prenda do amor fiel de Deus pela humanidade”, acrescentou.

“Olhando as chagas do Crucificado, todo homem, ainda em condições de estrema miséria moral, pode dizer: Deus não me abandonou, me ama, deu a vida por mim; e assim voltar a encontrar a esperança”, concluiu o Papa.


Papa Bento XVI
Angelus, 5 de julho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário