terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ministério sacerdotal é concretização do amor de Deus





Dom Walmor de Azevedo fala sobre o Ano Sacerdotal

Ministério sacerdotal é concretização do amor de Deus, diz Arcebispo

BELO HORIZONTE, sexta-feira, 7 de agosto de 2009 (ZENIT.org).- O Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, afirma que o sacerdote é um dom para a Igreja e para o mundo, sendo seu ministério concretização do amor de Deus.

Dom Walmor assinala que “urge aprofundar a compreensão das medidas e o alcance do sacerdócio como dom. O padre como dom. E sendo assim, o sacerdote é dádiva de Deus”.

Como dom –considera o Arcebispo–, o sacerdote “não é promotor e agente de um tipo de mercado religioso que hoje se multiplica. Embora perdendo forças, nos cenários contemporâneos, com a mercantilização de milagres e curas, arrebanhando incautos e sofridos, amalgamando tudo com uma linguagem que inclui gritarias e uma sensação de manipulação de Deus. Deus é amor. Jesus Cristo é o amor encarnado de Deus. O amor vem de Deus”.

O Arcebispo afirma que o sacerdote é dom “porque o seu ministério sacerdotal, desdobrado em conduta, serviços, vivências e posturas, é manifestação e concretização” do amor de Deus.

“O Padre, homem escolhido entre homens e constituído em favor de todos, é discípulo missionário servidor do povo de Deus. E sustentado pela contínua busca da santidade de vida, é facilitador desse indispensável e inadiável encontro pessoal com o Cristo vivo, levando todos ao reconhecimento e à sabedoria de pautar a sua vida tendo Deus como seu centro e fonte inesgotável do seu sentido.”

“Não deixando de considerar e tomar providências quantos aos descompassos de vidas e condutas sacerdotais questionáveis, é preciso reconhecer a magnitude, em quantidade e extensão, do serviço de padres na vida de famílias, de pessoas, de grupos, dos pobres, na cultura e na congregação das comunidades de fé. Fazendo deste serviço uma escola de amor, longe do modelo de mercado religioso de milagres e curas”, escreve o Arcebispo.

“Um compromisso empenhado para ser e fazer de todos discípulos pela escuta da Palavra de Deus, interpelando vidas e condutas, e pela vivência dos sacramentos como fonte amorosa da graça de Deus que transforma e sustenta.”

Dom Walmor assinala que o sacerdote não é “um mero delegado na comunidade, mas um dom para ela, pela unção do Espírito Santo e por sua especial união com Cristo”.

“O mundo precisa de sacerdotes. A Igreja, no conjunto amplo de sua missão a serviço da vida, orando e refletindo, empenha-se e se compromete com a qualificação permanente dos seus sacerdotes fazendo deles verdadeiro dom na vida do mundo, um servidor indispensável”, afirma o Arcebispo.


Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário