sábado, 22 de agosto de 2009

Bento XVI: “Os valores do Evangelho são vossa força”




Bento XVI: “Os valores do Evangelho são vossa força”

Intervenção por ocasião do Angelus


ROMANO CANAVESE, domingo, 19 de julho de 2009 (ZENIT.org) - Oferecemos as palavras do Papa hoje durante a oração do Angelus, na Praça de Romano Canavese (em Piamonte, Itália), perto de Les Combes (Valle de Aosta), onde está passando estes dias de descanso.

* * *

Queridos irmãos e irmãs,

Vim com grande alegria a vossa bela cidade, a vossa bela Igreja, a cidade natal de meu primeiro colaborador, Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, com quem já havia colaborado durante anos na Congregação para a Doutrina da Fé.

Como podeis ver, por causa de meu infortúnio, estou um pouco limitado em minha agilidade, mas a presença do coração é plena, e estou entre vós com grande alegria!

Quero neste momento agradecer com todo meu coração a todos: foram muitos os que me mostraram, neste momento, sua proximidade, sua simpatia, seu afeto por mim e rezaram por mim, e assim se reforçou a rede de oração que nos une em todas as partes do mundo. A todos e a cada um de vós dirijo meu mais vivo agradecimento pela acolhida que me reservastes nesta breve estadia entre vós.

Nesta manhã celebrastes a Eucaristia e o Cardeal Tarcisio Bertone certamente vos ilustrou a Palavra de Deus, que a liturgia oferece para nossa meditação neste XVI domingo do Tempo Comum. Como o Senhor convida os discípulos a retirar-se para a outra parte a fim de escutá-lo na intimidade, assim eu também quero entreter-me convosco, recordando que a escuta e a acolhida do Evangelho deram vida a vossa comunidade, cujo nome recorda os laços bimilenares do Canavese (região sub-alpina próxima ao Valle de Aosta) com Roma.

Vossa terra foi logo banhada, como disse sua Excelência, pelo sangue dos mártires, entre os quais São Solutor – devo confessar que até agora não conhecia seu nome, mas estou sempre encantado de conhecer novos Santos Intercessores – e junto com São Pedro, o Apóstolo, é titular de vossa igreja. Testemunho eloquente de uma longa história de fé e de vossa imponente igreja paroquial, que domina uma longa parte da terra canavesana, cujo povo é bem conhecido por seu amor e seu apego ao trabalho. Atualmente, contudo, sei que também aqui, na zona de Ivrea, muitas famílias experimentam uma situação de dificuldades econômicas por causa da falta de trabalho. Sobre este problema – como recordou também Sua Excelência – intervim muitas vezes e quis abordá-lo mais em profundidade na recente Encíclica Caritas in veritate. Espero que possa mobilizar forças positivas para renovar o mundo!

Queridos amigos, não vos desanimeis! A Providência ajuda sempre o que obra o bem e se compromete pela justiça; ajuda quem não pensa só em si mesmo, mas também quem está pior que eles. E vós o sabeis bem, porque vossos avós se viram obrigados a migrar por falta de trabalho, mas depois o desenvolvimento econômico trouxe bem-estar e são outros os que migraram até aqui da Itália e do exterior. Os valores fundamentais da família e do respeito à vida humana, a sensibilidade pela justiça social, a capacidade de enfrentar a fadiga e o sacrifício, o forte laço de união com a fé cristã através da vida paroquial e especialmente a participação na Santa Missa, foram vossa verdadeira força através dos séculos. Serão estes mesmos valores os que permitirão às gerações de hoje construir com esperança seu próprio futuro, dando vida a uma sociedade verdadeiramente solidária e fraterna, onde todos os âmbitos, as instituições e a economia estão permeados de espírito evangélico.

De modo especial me dirijo aos jovens, em quem é necessário pensar em perspectiva educativa. Aqui, como em todas as partes, é necessário perguntar-se que tipo de cultura lhes influencia, que exemplos e modelos lhes são propostos, e avaliar se são capazes de animar-lhes a seguir a via do Evangelho e da liberdade autêntica. A juventude está cheia de recursos, mas precisam de ajuda para vencer a tentação de eleger vias fáceis e ilusórias, para encontrar o caminho da Verdade verdadeira e plena.

Queridos irmãos e irmãs! Nesta vossa terra, rica de tradições cristãs e de valores humanos, floresceram numerosas vocações masculinas e femininas, em particular para a Família Salesiana; como a do Cardeal Bertone, que nasceu precisamente nesta paróquia, foi batizado nesta igreja, e cresceu em uma família onde assimilou uma fé genuína. Vossa diocese deve muito aos filhos e às filhas de Dom Bosco, por sua presença difundida e fecunda em toda a zona desde os anos que o Santo Fundador ainda estava vivo. Que isto seja ânimo para que vossa comunidade diocesana se comprometa cada vez mais no campo da educação e do acompanhamento vocacional. Invocamos para isto a proteção de Maria, a Virgem Assunta Patrona da Diocese, Auxílio dos cristãos, Mãe amada e venerada de forma especial nos numerosos santuários dedicados a Ela entre os montes do Grande Paraíso e a planícia do Po. Sua presença materna indique a todos o caminho da esperança e vos conduza a ela como a estrela que guiou os santos Magos. A Virgem da Estrela vele sobre vós desde a colina que domina Ivrea, o Monte Estrela dedicado a Ela e aos Reis Magos. Confiemo-nos agora com confiança filial à Virgem invocando-a com a oração do Angelus.


Papa Bento XVI
Angelus, 19 de julho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário