terça-feira, 4 de agosto de 2009

Ano Sacerdotal positivo e propositivo, afirma Cardeal





Dom Claudio Hummes falou no Colégio Pio Brasileiro, em Roma


ROMA, quinta-feira, 7 de maio de 2009 (ZENIT.org).- O Cardeal Claudio Hummes considera que o Ano Sacerdotal marcado por Bento XVI a partir de junho será ocasião de enfatizar uma dinâmica positiva e propositiva em relação ao sacerdócio.

“Não queremos correr atrás do joio, mas dar força ao trigo”, afirmou ontem o prefeito da Congregação para o Clero, em uma conferência para cerca de 100 sacerdotes e religiosos, no Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

Dom Claudio Hummes apontou como desafios para os presbíteros a cultura pós-moderna, com seus aspectos pluriculturais, laicista, secularizado e relativista; informa a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O responsável vaticano afirmou que é preciso “descobrir os aspectos positivos sem se omitir no combate às coisas negativas”, vivendo a vocação eclesial dentro da sociedade.
“A Igreja não pode parar na história. A verdadeira tradição deve significar um guardar aquilo que de bom recebemos das gerações anteriores e entregá-lo a uma nova geração que irá enriquecê-la”, disse.

O Cardeal destacou como prioridades a se trabalhar no Ano Sacerdotal a adesão pessoal a Jesus Cristo, a missionariedade e a formação integral.


Cardeal Claudio Hummes

Nenhum comentário:

Postar um comentário