sábado, 8 de agosto de 2009

Ano Sacerdotal –Modelos de santidade sacerdotal: ser enamorados de Cristo





Papa propõe modelos de santidade para o Ano Sacerdotal


CASTEL GANDOLFO, 02 de agosto de 2009, domingo, Angelus (ZENIT.org).- Publicamos as palavras que Bento XVI pronunciou hoje ao meio-dia ao rezar o Angelus com os peregrinos no pátio do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.

* * *

Queridos irmãos e irmãs!

O Ano Sacerdotal que estamos celebrando é uma valiosa oportunidade para aprofundar o valor da missão dos sacerdotes na Igreja e no mundo. Úteis pontos de reflexão a este respeito se encontram na memória dos santos que a Igreja nos oferece a cada dia. Nestes primeiros dias de agosto, por exemplo, recordo alguns que são verdadeiros modelos de espiritualidade e de dedicação sacerdotal. Ontem se fez memória de Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja, grande mestre de teologia moral e um modelo de virtudes cristãs e pastorais, sempre atento às necessidades religiosas do povo. Hoje nós contemplamos em São Francisco de Assis o ardente amor pela salvação das almas, que cada sacerdote deve sempre nutrir: ocorre de fato o chamado “perdão de Assis” que obteve do Papa Honório II, em 1216, depois de ter tido uma visão, quando se encontrava em oração na capela da Porciúncula. Aparecendo Jesus em sua glória, tendo à direita a Virgem Maria e muitos anjos ao redor, Francisco implorou um perdão amplo e generoso para todos que, arrependidos e confessados, visitassem aquela a igreja. Tendo recebido a aprovação pontifícia, o Santo não esperou nenhum documento escrito, mas correu a Assis e, ao chegar à Porciúncula, anunciou a boa notícia: “Meus irmãos, quero mandar-vos todos para o Paraíso!” Desde então, todos os anos, do meio-dia de 1 de agosto até à meia-noite do dia seguinte, pode-se lucrar, nas condições habituais, a indulgência plenária, mesmo para os defuntos, visitando uma igreja paroquial ou franciscana.

O que dizer de São João Maria Vianney, que recordamos a 4 de agosto? Justamente para comemorar o 150º aniversário da sua morte, lancei o Ano Sacerdotal. Deste humilde pároco, que é um modelo de vida sacerdotal, não só para os paroquianos, mas também para todos os sacerdotes, pretendo falar na catequese da audiência geral de quarta-feira. Já no dia 7 de agosto, será memória de São Caetano de Thiene, que costumava repetir que “não é com o amor sentimental, mas com o amor dos fatos que se purificam as almas”. Um dia depois, a 8 de agosto, a Igreja propõe como modelo São Domingos, do qual se disse que, “quando abria a boca, ou era para falar com Deus na oração ou para falar de Deus”. Não posso deixar de recordar a grande figura do Papa Montini, Paulo VI, do qual ocorre, a 6 de agosto, o trigésimo primeiro aniversário da morte, precisamente em Castel Gandolfo. A sua vida, tão profundamente sacerdotal e rica de tanta humanidade, permanece na Igreja como um dom do qual dar graças a Deus. Que a Vigem Maria, Mãe da Igreja, ajude os sacerdotes a serem todos totalmente enamorados de Cristo, seguindo o exemplo destes modelos de santidade sacerdotal.


Papa Bento XVI
Angelus, 02 de agosto de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário