sábado, 6 de março de 2010

Monsenhor Waldemar Passini Dalbello: Aula inaugural na Abertura Oficial do Ano Letivo 2010 do Seminário Maior de Brasília Nossa Senhora de Fátima



Abertura Oficial do Ano Letivo 2010
26 de Fevereiro de 2010

O evento contou com aula inaugural com Monsenhor Waldemar Passini e a celebração da Santa Missa.

Na festa da Cátedra de São Pedro, 22 de fevereiro de 2010, no Seminário Maior de Brasília Nossa Senhora de Fátima, foi realizada a abertura oficial do ano letivo. O primeiro evento foi a aula inaugural com o Monsenhor Waldemar Passini Dalbelo, Bispo eleito da Arquidiocese de Goiânia, aonde exercerá a função de Bispo auxiliar. Após a aula inaugural, foi celebrada a Santa Missa na qual os professores do seminário fizeram a sua profissão de fé solene e o seu juramento de fidelidade.

O tema da aula inaugural foi: “Ministério Apostólico – Chamado e Profecia”. Mons. Waldemar ressaltou o vínculo existente entre o chamado do profeta e a implicação da profecia na sua vida. Ele afirmou que a maior exigência atual não é a que o mundo nos apresenta, mas sim a de conformar a vida com a de Cristo. O anúncio evangélico de Cristo repercutiu diretamente em sua vida, levando-o à total doação de sua vida. Assim, os chamados a falar em nome de Deus devem estar cientes de que o anúncio trará consequências diretas em sua vida, como assim teve na de Cristo.

Após a aula inaugural, houve a missa solene e promessa de fidelidade dos professores. Eles fizeram a sua profissão de fé e o juramento de fidelidade, conforme está previsto no Canôn 833, número 6. Foi dito no comentário inicial da missa: “os professores desta instituição farão adesão pública e formal aos principais artigos da Fé Católica, a tudo quanto está contido na Palavra de Deus, ao Magistério Extraordinário e Ordinário da Igreja. Pelo Juramento de Fidelidade, os professores prometerão permanecerem sempre em Comunhão com a Igreja Católica, desenvolver com diligência o ofício de professor assumido conforme as normas do direito, guardar integralmente o depósito da Fé, promover a disciplina comum da Igreja em fiel obediência aos Sagrados Pastores.” Tal ato corrobora a importância e seriedade do encargo de ser um professor do seminário.

A abertura oficial do ano letivo de 2010 foi encerrada com um jantar festivo, no qual os seminaristas acolheram calorosamente os professores. Que o Cristo Mestre, possa abençoar este ano de profundo aprendizado e formação, para que aqueles que são chamados a anunciar a Sua Boa Nova possam se conformar cada vez mais com Ele.


Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília
Nossa Senhora de Fátima



SAGRAÇÃO de Monsenhor Waldemar Passini Dalbello - dia 19 de março de 2010

AVISO: Pede-se aos Bispos, Padres e Diáconos que levem túnica e estola branca e que confirmem presença até o dia 15/03, pelo telefone (62) 3223-0759, com Rose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário