sábado, 20 de março de 2010

Meditação da Liturgia de domingo, 21 de março, Jo 8,1-11: Também eu não te condeno. Vai e não voltes a pecar



V Domingo da Quaresma
Ano C
Is 43,16-21
Sl 125
Fl 3,8-14
Jo 8,1-11


"Também eu não te condeno. Vai e não voltes a pecar"

"Retiraram-se todos, um após outro." Só ficaram duas: a miserável e a Misericórdia. Mas o Senhor, depois de os ter derrubado com o vigor da justiça, não se dignou ficar a olhar a queda deles; afastando o seu olhar, "baixou-se de novo para desenhar traços no chão".

Quando aquela mulher ficou sozinha, depois de todos os outros se terem ido embora, levantou os olhos para ela. Ouvimos a voz da justiça, ouçamos também a da bondade.

Aquela mulher esperava ser punida por aquele em quem não se podia encontrar pecado. Mas ele, que tinha expulsado os inimigos com a voz da justiça, levantando para ela os olhos da misericórdia, perguntou-lhe: "Ninguém te condenou?" Ela respondeu: "Ninguém, Senhor." E ele disse-lhe: "Também eu não te condenarei. Pudeste recear ser condenada por mim porque em mim não encontraste pecado; mas também eu não te condenarei".

Que é isto, Senhor? Favoreces então os pecados? Não, de maneira nenhuma. Repara no que vem a seguir: "Vai e doravante não peques mais". O Senhor condenou na realidade, mas condenou o pecado, não o pecador... Que estejam então atentos, aqueles que no Senhor amam a bondade, mas temam a sua verdade... O Senhor é bom, o Senhor é lento na cólera, o Senhor é misericordioso, mas o Senhor também é justo e cheio de verdade (Sl 85,15). Concede-te o tempo para te corrigires, mas preferes gozar esse tempo mais do que mudares de vida. Foste mau ontem, sê bom hoje; passaste este dia no mal, pelo menos amanhã muda a tua conduta.

É, pois, este o sentido das palavras que ele dirige àquela mulher: "Também eu não te condenarei mas, segura em relação ao passado, tem cuidado para o futuro. Também eu não te condenarei; apaguei o que cometeste; observa o que prescrevo para obteres o que eu prometi".


Santo Agostinho, Bispo e Doutor
Das Homilias sobre S. João

Nenhum comentário:

Postar um comentário