quinta-feira, 11 de março de 2010

13º Encontro Nacional de Presbíteros- Padres aprovam Carta do 13º ENP 2010



Padres aprovam Carta do 13º Encontro Nacional de Presbíteros

Indaiatuba (Terça, 09-02-2010, Gaudium Press) Segundo a CNBB, foi aprovada, na manhã de hoje, a carta final do 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), que aconteceu em Itaici, região de Indaiatuba (SP) e reuniu mais de 450 padres de diversas regiões do Brasil. Aprovada poucas horas antes do término do encontro, a carta faz uma síntese da reunião e é endereçada a todos os sacerdotes do país.

De acordo com o documento, os padres afirmam terem sido desafiados durante o encontro "a buscar o essencial da missão para, com coragem e profetismo, desencadearmos, entre nós, um real despojamento de tudo que é supérfluo e que fomos agregando na vivência de nosso ministério".

A missiva faz uma avaliação das reuniões que contam com a presença de padres de todo o país. "Nesses encontros nacionais, vivemos a oportunidade única de contemplar, em tempo e espaço tão curtos, uma variedade imensa do ser presbítero da Igreja no Brasil".

O documento afirma também que, contrariamente à corriqueira impressão de que nestes encontros tudo já foi dito, o 13º ENP provou o oposto, pois deu a alegria "de percebermos o quanto podemos nos fortalecer entre nós, presbíteros e, sobretudo, na missão eclesial, em profunda comunhão com nossos irmãos leigos, com nossos pastores e com o sucessor de Pedro".

Os padres também aprovaram mais duas mensagens antes do término da reunião: uma destinada ao povo do Haiti, que ainda sofre as conseqüências do terremoto que arrasou o país, e outra endereçada à Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa, como uma forma de homenagear Zilda Arns, ex-presidente da instituição, vítima da tragédia haitiana.


Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário