sábado, 27 de fevereiro de 2010

Quaresma 2010: Jejum, esmola e oração-D.Odilo Pedro Scherer



Jejum, esmola e oração


Com a quarta-feira de cinzas, a Igreja iniciou o período quaresmal de 2006, tempo de preparação para a celebração da páscoa, momento alto da liturgia e da vida da Igreja ao longo do ano. Na páscoa, celebramos a vitória de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte e sua glorificação junto de Deus Pai. São quarenta dias de intensa preparação, para celebrá-la bem.

E como a páscoa é também o momento no qual os cristãos refazem sua existência na vida nova de Jesus Cristo ressuscitado, através do batismo e da renovação das promessas do batismo, a quaresma é o tempo no qual recordamos o fundamento e o início da vida cristã, que é a adesão de fé a Jesus Cristo e seu Evangelho. O que está no início, deve ser recordado e retomado sempre. Páscoa é tempo de reafirmar nossa disposição de seguir Jesus pelo caminho e de pertencer à comunidade eclesial, comunidade dos discípulos do Senhor.

A Igreja inteira entra em clima de preparação e convida cada um de seus filhos e filhas a fazerem o mesmo na vida pessoal, para chegarem à Páscoa prontos e bem dispostos a renovar a vida cristã. Por aí entendemos bem os apelos do tempo da quaresma. Já no início, com a imposição das cinzas, ouvimos a exortação de Jesus: "convertei-vos e crede no Evangelho!". Em todo o período quaresmal renovam-se os apelos à conversão, ao abandono do pecado, à renovação da fé, à produção de frutos de justiça e caridade, a progredir no conhecimento de Jesus Cristo, a corresponder ao seu amor por uma vida santa.

Durante este tempo, a Igreja exorta todos os cristãos a realizarem os "exercícios quaresmais": o jejum, a esmola e a oração. Naturalmente, estes exercícios devem fazer parte da vida do cristão ao longo de todo o ano: mas na quaresma devemos praticá-los mais intensamente, também como forma de penitência. São "remédio contra o pecado", conforme a expressão consagrada pela Liturgia na oração do III° domingo da quaresma.

Pelo jejum, recordados que "não só de pão vive o homem mas de toda palavra que vem da boca de Deus" (Mt 4,4), somos incitados a desapegar o coração de todos os bens que acaso nos impeçam de amar e servir a Deus acima de todas as coisas. Praticado retamente, o jejum faz sentir a precariedade e a fugacidade da vida neste mundo e ajuda a ordenar nossa existência para Deus. O jejum corporal faz parte das práticas de quase todas as religiões, que lhe dão um significado sagrado. Também a Igreja o indica aos cristãos, especialmente no tempo da quaresma.

Por esmola entendemos a caridade, com todas as suas variantes e implicações. De fato, a caridade "apaga a multidão dos pecados" (cf 1Pd 4,8); ela é sinal da autenticidade da nossa fé em Deus e a expressão mais coerente do seguimento de Jesus. "Quem não ama, permanece na morte pois, como é possível dizer que se ama a Deus, que não se vê, se não se ama o próximo, que é filho de Deus?" (cf 1Jo 4,20). No Brasil, a Campanha da Fraternidade, cada ano, dedica especial atenção a um grupo social especialmente necessitado de atenção e solidariedade e ajuda a rever nossa conduta pessoal e comunitária e a exercer-nos na caridade fraterna.

O exercício da oração indica todas as formas de relacionamento pessoal com Deus. Pela oração entramos em comunhão com Deus, diante de quem nos reconhecemos criaturas e filhos. A oração humilde e confiante é expressão de verdadeira adoração de Deus, que deixa de ser um princípio abstrato, ou uma força cósmica da qual nos queremos apossar e passa a ser reconhecido como um tu pessoal, a quem ouvimos, com quem falamos, que adoramos e louvamos e a quem recorremos com confiança filial. Jesus rezou e ensinou a rezar. Sem oração, a vida cristã torna-se abstrata e corre o risco de se converter num extenuante esforço pessoal de busca da perfeição ética sem esperança nem alegria. A oração autêntica é reconhecimento que só Deus é Deus e que somos apenas criaturas. A oração decorre do primeiro e mais importante mandamento da lei de Deus.

Quem foi à escola recorda que os "exercícios" são parte importante do aprendizado. A vida cristã é dom e graça, que acolhemos com muita alegria e gratidão; mas também é exercitação diuturna, que requer empenho e perseverança. De fato, ninguém está livre de tentação e pecado, de retrocesso e abandono do caminho de Jesus Cristo. Os exercícios quaresmais, transformados em virtude, nos tornam fortes na fé e eficientes nas obras boas, como convém a filhos e filhas de Deus.


D.Odilo Pedro Scherer
Arcebispo Metropolitano de São Paulo
Arquidiocese de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário