sábado, 27 de fevereiro de 2010

Comentário sobre a Liturgia da Palavra, Lc 9, 28b-36: Nós ouvimos essa voz que Lhe foi dirigida lá do Céu



Ano C
II Domingo da Quaresma
Gn 15, 5-12.17-18
Sl 26
Fl 3,17- 4,1
Lc 9, 28b-36


Nós ouvimos essa voz que Lhe foi dirigida lá do Céu, quando estávamos com Ele no monte santo

“Senhor, que bom seria ficarmos aqui!” Cansado de viver no meio da multidão, Pedro acabava de encontrar a solidão no alto do monte, onde a alma se alimenta de Cristo. Por que haveria de deixar aquele lugar e voltar às fadigas e sofrimentos, já que ele ardia de amor santo por Deus e, por isso mesmo santificava a sua vida? Queria aquela felicidade para ele, embora acrescentasse: “Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias”…

Pedro desejava três tendas: a resposta vinda do Céu demonstrou que não temos senão uma: o Verbo de Deus é o Cristo, o Verbo de Deus está na Lei, o Verbo de Deus está nos profetas… No momento em que a nuvem os envolve a todos, e formou, por assim dizer, uma única tenda sobre eles, dela saiu uma voz… Aquele que a voz revelava é o mesmo em quem a Lei e os profetas se gloriavam: “Este é o meu Filho muito amado, no qual pus o meu enlevo: escutai-O”. Porque O escutastes nos profetas, O escutastes na Lei, e onde é que não O escutastes? A estas palavras, os discípulos caíram por terra.

Ao caírem por terra, os discípulos são símbolo da nossa morte…, mas, ao erguê-los, o Senhor simboliza a ressurreição. E, depois da ressurreição, de que serve a Lei? De que serve a profecia? Desde esse momento, Elias desaparece, e Moisés desaparece. O que resta é: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1,1). Resta-te o Verbo para que Deus seja tudo em todos (1 Co 15, 28).

Desce, Pedro. Tu desejavas descansar no monte… e eis que o próprio Senhor te diz: “Desce para sofreres e servires neste mundo, para seres desprezado e crucificado neste mundo”. A vida desceu para ser levada à morte, o pão desceu para suportar a fome; o caminho desceu para se cansar caminhando, a fonte desceu para suportar a sede, e tu recusas-te a sofrer? Não procures o teu proveito. Pratica a caridade, anuncia a verdade. Alcançarás, então, a imortalidade, e, com ela, encontrarás a paz.


Santo Agostinho, Bispo e Doutor
Sermão 78

Nenhum comentário:

Postar um comentário