quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Logomarca do XVI Congresso Eucarístico Nacional




Logomarca do XVI Congresso Eucarístico Nacional


Sintetizamos na logomarca algumas realidades do XVI Congresso Eucarístico Nacional que nos parecem indispensáveis para explicitar o tema e o lema escolhidos:

• A cruz: contendo em seu centro a hóstia branca partida, nos chama para penetrar no mistério da Eucaristia a partir do mistério pascal de Jesus. Sua paixão, morte e ressurreição, são a fonte de onde nasce a Eucaristia. A cruz transforma-se, pois, em ostensório que nos assegura a realidade das palavras de Jesus: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus irmãos”.

A Hóstia partida: corpo e sangue do Senhor, a Eucaristia é a própria presença do Senhor vivo no meio de seu povo. Distribuído para todos, este pão constrói a unidade da Igreja, torna-se alimento que produz vida abundante e ensina aos que a recebem a ser irmãos e irmãs que incluem os mais pobres, os mais fracos, os solitários, os doentes, os desiludidos e os excluídos.

Os raios convergentes e divergentes, de diversas cores, sugerem a grandeza e a centralidade da Eucaristia, “o mistério da fé”, e, ao mesmo tempo, apontam para a diversidade e a unidade dos discípulos de Cristo que, quanto mais se aproximam da Eucaristia, mais exprimem a unidade da Igreja, sem dissolver a riqueza de sua diversidade.

As três figuras humanas lembram, em parte, os quatro evangelistas, obras de arte posicionadas na frente da Catedral de Brasília. Lembram ainda a comunidade dos discípulos que está de frente para a Eucaristia. Sugerem-nos também o grande mistério de Deus-Amor, a Santíssima Trindade, fonte de onde nasce o amor encarnado, Nosso Senhor Jesus Cristo. Desse mistério a Eucaristia nos torna semelhantes.

A Catedral de Brasília: obra de arte reconhecida mundialmente, a que mais identifica a capital federal, ponto de unidade da Igreja Particular, lembra a sede do XVI CEN e é um sinal da Igreja viva que se alimenta da Eucaristia.

As cores branca, dourada e vermelha são cores eucarísticas, indicando a hóstia consagrada, a divindade do Senhor e o seu sangue derramado por nosso amor.


+Dom João Braz de Aviz
Arcebispo Metropolitano de Brasília


Fonte:
Site do XVI Congresso Eucarístico Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário