terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Imaculada Conceição: A missão da Imaculada-O Pai Celeste quis que Seu Filho a tivesse por Mãe




Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora
08 de dezembro

Ano C
Gn 3,9-15.20
Sl 97
Ef 1,3-6.11-12
Lc 1,26-38


A missão da Imaculada: o Pai Celeste quis que Seu Filho a tivesse por Mãe

«Ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher»

Sempre que se contempla a Imaculada sente-se no coração a necessidade de nos aproximarmos d'Ela. Aqueles que a amam e aqueles que escrevem sobre Ela param para perceber quem Ela é, mesmo que a não conheçam em profundidade.

Quem é Ela em relação a Deus Pai? Ele é o seu criador, certamente; Ela diz de si própria: «Eu sou a serva do Senhor» (Lc 1,38). Mas o que é também? É a preferida do Pai Eterno. Não podemos conceber isto; as palavras humanas não chegam para o expressar.

O Pai Celeste quis que a segunda pessoa da Santíssima Trindade, Seu Filho, tivesse por mãe, no tempo, a Imaculada. Ela é verdadeiramente a Mãe do Filho de Deus. Quão difícil de compreender! É necessário estarmos bem unidos à Mãe de Deus para compreendermos mais profundamente este mistério.

A Virgem Maria é a Mãe do Filho de Deus, é verdadeiramente Mãe de Deus, pelo que não pode ser comparada com os outros santos. Ser criado, ser adoptado por Deus, isso ainda se pode entender. Mas ser realmente a Mãe de Deus, e não apenas a mãe da humanidade de Jesus, ultrapassa a nossa inteligência. É uma verdade de fé.

E é Esposa do Espírito Santo. Também isto não é possível conceber! O Espírito Santo uniu-Se de tal maneira à Imaculada, que formou com Ela um só ser. Em tudo isto, a nossa inteligência não é suficiente, pois a Trindade é infinita. E, mesmo que tivéssemos um conhecimento total, há uma distância infinita entre o que nós conhecemos da Santíssima Trindade e o que ela é realmente. Mais tarde, no céu, entenderemos bem melhor este mistério. Mesmo depois de milhares e milhares de anos, este conhecimento permanecerá sempre limitado, sendo necessária a eternidade para atingirmos o conhecimento perfeito.


São Maxilimiliano Mª Kolbe, Franciscano, mártir
Conferência de 26/11/1938 (trad. Villepelée, A missão da Imaculada, Lethielleux 2003, p. 24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário