sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

D.Bosco - DVD sobre a vida e obra de São João Bosco por motivo da peregrinação de suas relíquias



DVD sobre a vida e obra de São João Bosco

Começa a etapa internacional da peregrinação de suas relíquias

BUENOS AIRES, terça-feira, 30 de junho de 2009 (ZENIT.org) - Coincidindo com a visita das relíquias de São João Bosco à América Latina, a Produtora São José distribui em DVD um filme sobre a vida e a obra do santo.

Pela primeira vez Dom Bosco realiza o sonho de pisar o solo americano. Suas relíquias percorrerão e visitarão, a partir desta quarta-feira e durante vários meses, a obra salesiana desenvolvida nestas terras.

Acompanhando este acontecimento tão importante para a extensa família salesiana, a Editorial CCS (editora salesiana) cedeu os direitos do filme Dom Bosco à Produtora São José, para distribuir na Argentina, Chile e Uruguai.

O conhecido filme, produzido pelo diretor italiano Lodovico Gasparini para a RAI, tem uma duração de 200 minutos (pouco mais de três horas); mostra as virtudes heróicas do grande santo que se caracterizou fundamentalmente por sua especial preocupação para com os jovens e por fundar a Obra Salesiana.

Após passar por diversas cidades italianas, a etapa internacional da peregrinação das relíquias de São João Bosco começa hoje na América Latina.

A urna visita o Chile de 1º a 18 de julho, onde os salesianos prepararam diversos eventos para difundir no país a figura e a vida de seu fundador, assim como a obra salesiana e seu serviço educativo.

A peregrinação continuará na Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. De março a outubro de 2010, visitará a América do Norte, e mais tarde, a América Central e a América do Sul setentrional; depois o Leste da Ásia e Oceania, e as províncias salesianas da Ásia Sul e África-Madagascar.

Em 2012, a urna com a figura e a relíquia de Dom Bosco chegará à Europa e percorrerá as regiões salesianas da Europa Oeste, Europa Norte e Itália e Oriente Médio.

A relíquia de São João Bosco foi abençoada pelo reitor maior dos salesianos, Dom Pascual Chávez Villanueva, em 25 de abril em Turim, cidade italiana na qual nasceu a congregação.

Até janeiro de 2014, percorrerá os países do mundo nos quais estão presentes os salesianos.

A peregrinação será realizada por ocasião do 150º aniversário da fundação da congregação salesiana, neste ano 2009, e como preparação do bicentenário do nascimento de Dom Bosco, em 2015.

A relíquia peregrina é acompanhada por uma estátua de Dom Bosco no interior de uma grande urna de alumínio, bronze e vidro.

A urna representa uma ponte sustentada por quatro pilares sobre os quais estão gravadas as datas do bicentenário (1815-2015).

Os pilares laterais estão decorados com lajotas quadrangulares que representam rostos de jovens dos cinco continentes.

O escudo da Congregação Salesiana e o lema que o próprio Dom Bosco adotou – Da mihi animas, caetera tolle – completam a decoração da urna.

150 anos depois de sua fundação, a Congregação Salesiana está presente em 129 nações e conta com 16.092 salesianos: 10.669 sacerdotes, 2.025 coadjutores, 2.765 seminaristas, 515 noviços e 118 bispos, entre eles 5 cardeais.


Zenit.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário