sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Catequese deve iniciar no lar, diz o Arcebispo D. Orani Tempesta




Catequese deve iniciar no lar, diz o Arcebispo

E ser um trabalho de formação para o discipulado, explica D. Orani Tempesta

RIO DE JANEIRO, terça-feira, 25 de agosto de 2009 (ZENIT.org) - O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, afirma que a catequese deve iniciar no lar cristão, com os pais assumindo a tarefa de ser os primeiros catequistas.

No contexto do ano catequético celebrado pela Igreja no Brasil e do dia do catequista, Dom Orani escreveu ontem uma mensagem, enviada a Zenit, em que assinala que:

“Este é ‘um momento de reflexão sobre essa missão de evangelizar’. É momento de todas as comunidades reverem ‘a importância do trabalho catequético, a partir da formação para o discipulado’. Nosso trabalho de ajudar a ‘aprender agindo como o Mestre’ deve estar presente em nossa missão de catequistas.

A catequese é uma obra, sob a inspiração do Espírito Santo, que deve se iniciar no lar cristão, tendo os pais como preceptores, primeiros catequistas. Depois, vem a preparação para a vida e para os sacramentos, por meio da iniciação cristã. Essa catequese deve ser uma das atividades da vida do cristão, assim como o é a participação à Eucaristia, ponto central de nossa vivência fraterna no seio da Igreja, unindo-nos a Cristo.

É desaviso pensar que a catequese é meramente a celebração de ritos externos ou sociais, aprendizado de teorias e idéias descompromissadas. Ao contrário, é o grande momento em que somos convidados, como família de Deus, a reviver os mistérios pascais da morte e ressurreição de Jesus. É o encontro pessoal do Senhor, que aprofundamos e passamos a viver com entusiasmo e maturidade a nossa vida cristã.

Hoje a catequese é um momento de formação e de constante atualização para o discipulado. Todos os cristãos são chamados a construir um mundo mais justo através de uma vida cristã madura e responsável, brotada do encontro pessoal com Jesus Cristo.

É por meio da catequese que se formará uma consciência de que o seguimento a Jesus Cristo deve ser testemunhado não só na Igreja, mas na sociedade, na família, na comunidade, na escola, no trabalho, no lazer, como um todo, em todas as atividades da vida humana”.


Dom Orani Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário