segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Cardeal José Freire Falcão é homenageado pela CNBB




Cardeal José Freire Falcão é homenageado pela CNBB

Arcebispo emérito de Brasília festeja 60 anos de ordenação sacerdotal

BRASÍLIA, quarta-feira, 19 de agosto de 2009 (ZENIT.org) - A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) homenageou ontem o Cardeal José Freire Falcão, Arcebispo emérito de Brasília, no contexto dos 60 anos de sua ordenação sacerdotal.

Segundo informa o organismo episcopal, a homenagem constou de uma missa, na capela da CNBB, presidida pelo Cardeal. Concelebraram o Núncio apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, Bispos responsáveis por diferentes setores da CNBB e padres convidados.

Ao final da celebração, o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio, presenteou o Cardeal com uma réplica da “Capelinha missionária”, símbolo do projeto “O Brasil na Missão Continental”.

“A CNBB é muito grata à Vossa Eminência, Dom Falcão. Louvamos e agradecemos a Deus pelos 60 anos de sua ordenação sacerdotal”, disse Dom Geraldo.

Em sua homilia, o Cardeal fez uma memória de sua vida ministerial, recordando os vários lugares por onde passou como presbítero e como Bispo. Emocionado, agradeceu a homenagem da CNBB.


Cearense de Ererê, Dom Falcão nasceu no dia 23 de outubro de 1925. Recebeu a ordenação presbiteral em junho de 1949 e a episcopal em junho de 1967, ambas em Limoeiro do Norte (CE).

Foi Bispo coadjutor e Bispo de Limoeiro do Norte (1967-1971); Arcebispo de Teresina (1972-1983); membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos; do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes da Saúde; do Conselho de Cardeais para o Estudo dos Problemas Organizativos e Econômicos da Santa Sé.

Foi ainda Conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina; membro da Congregação para a Doutrina da Fé; responsável pela Seção de Ecumenismo do CELAM.

Participou das Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano de Medellín (1968), Puebla (1979) e Santo Domingo (1992), e de diferentes assembleias do Sínodo dos Bispos. Foi também segundo vice-presidente do CELAM e Arcebispo de Brasília (1984-2004).

Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário