terça-feira, 11 de agosto de 2009

Serviço sacerdotal noturno de urgência




Sacerdotes de guarda para atender aos enfermos à noite

SAN RAFAEL, quinta-feira, 30 de abril de 2009 (ZENIT.org).- Em diversas dioceses da Argentina, surgiu uma resposta a uma necessidade real. De modo similar às farmácias de turno ou os médicos de plantão, criou-se o Serviço Sacerdotal Noturno de Urgência «São Camilo de Lelis».

Trata-se de uma instituição da Igreja a nível diocesano, com a qual colaboram sacerdotes e leigos. A iniciativa surgiu a partir de um caso de necessidade. O Dr. Armando César Sánchez, da cidade de Córdoba, tinha seu pai enfermo e de madrugada este ficou muito grave, razão pela qual seu filho quis que recebesse o sacramento da Unção dos Enfermos.

Começou a ligar para a sua paróquia e percorreu conventos e paróquias, mas não obteve resposta. Realmente desanimado, preferiu voltar ao lado do enfermo e, nesse caminho de regresso à casa, prestou atenção nos outdoors: «Farmácia de plantão», «Médico de plantão», «Floricultura de plantão».

Então perguntou-se: por que se há polícia, bombeiros, médicos, veterinários, mecânicos etc. de plantão, e não há sacerdotes? Como era possível que os cristãos em situações dolorosas como a que ele estava vivendo, não tivessem uma guarda à qual recorrer sem perda de tempo e conseguir um sacerdote para os sacramentos?

A idéia de criar um plantão para casos de urgência espiritual ficou em seu coração. Ele se propôs visitar sacerdotes e comprometeu em seu projeto também leigos amigos e o apresentou finalmente ao arcebispo de Córdoba, D. Fermín Laffite, que o aprovou.

Fundou-se assim o Serviço de Urgência. Na noite de 26 de outubro, Festa de Cristo Rei, de 1952, pôs-se em prática pela primeira vez na Argentina um plantão com um sacerdote e dois leigos.

Em 8 de abril de 1987, em Córdoba, João Paulo II disse: «Sei que, como fruto de uma iniciativa nascida nesta cidade de Córdoba, criou-se o primeiro Serviço Sacerdotal de Urgência; através dele, cada noite, sacerdotes e leigos em vigilância esperam, mobilizam-se para atender o chamado de Cristo através de seus enfermos. Sei também que este belo exemplo se multiplicou em diversas dioceses, e isso tornou visível a solicitude da Igreja, que vela dia e noite por seus filhos necessitados».


Para contatar com o Serviço Noturno:

jryague@infovia.com.ar
ssnsanrafael@yahoo.com.ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário