terça-feira, 18 de agosto de 2009

Encíclica Caritas in Veritate chega na hora exata




Encíclica chega na hora exata, diz presidente da CEP

Dom Jorge Ortiga falou da carta do Papa hoje em Fátima


FÁTIMA, terça-feira, 7 de julho de 2009 (ZENIT.org) - O Presidente da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), Dom Jorge Ortiga, considera que a encíclica “Caritas in Veritate”, de Bento XVI, chega “na hora exata”.

Ao falar aos jornalistas hoje, em Fátima, segundo recolhe Agência Ecclesia, o Arcebispo de Braga destacou a importância que o texto do Papa pode ter para a avaliação dos programas políticos nas eleições deste ano no país.

"Esta carta-encíclica, se fosse lida e meditada por todos os cristãos e particularmente também pelos políticos, num tempo de eleições que se aproxima, estou convencido que seria muito útil", disse o Arcebispo.

Segundo Dom Jorge Ortiga, "a Igreja não se quer intrometer em questões políticas, mas há uma doutrina que se repercute em vários setores da vida". Ele considera que "Caritas in Veritate" contém um "conjunto de orientações que poderão enriquecer muito a sociedade portuguesa".

"É necessário projetar de novo o nosso caminho", encontrando regras e formas novas de compromisso, acrescentou o Presidente da CEP, para quem a crise exige "novos paradigmas de vida", em termos individuais e sociais.

Já Alfredo Bruto da Costa, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), convidado da CEP para comentar a nova encíclica no encontro com a imprensa em Fátima, explicou que o Papa “evita que se confunda caridade com sentimentalismo, com um conjunto de bons sentimentos muitas vezes inconsequentes".

O especialista afirmou que a encíclica não é "sobre a crise", mas "sobre o desenvolvimento humano", com um "olhar sobre a caridade na verdade", escrita "em tempo de crise, mas válido para a situação do mundo antes da crise e depois da crise, se durante a mesma não houver mudanças substanciais".

Este responsável frisou que "no pensamento cristão o amor também se estende às estruturas da sociedade", ou seja, "tem uma dimensão política".


Dom Jorge Ortiga
Presidente Conferência Episcopal Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário