segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ano Sacerdotal não é “dos padres”, interessa a toda comunidade eclesial




Ano Sacerdotal não é “dos padres”, interessa a toda comunidade eclesial

Cardeal de São Paulo pede orações pela santificação dos sacerdotes

SÃO PAULO, quinta-feira, 25 de junho de 2009 (ZENIT.org).- O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, afirma que o Ano Sacerdotal não se trata de um ano “dos padres”, mas é um período “dedicado ao sacerdócio, que interessa a toda a comunidade eclesial”.

Dom Odilo assinala –em seu último artigo publicado no portal da arquidiocese– que, entre outras metas do evento, “serão incentivadas as iniciativas de valorização da vocação sacerdotal e da apresentação de uma imagem positiva do sacerdócio na Igreja”.

“Os ministros de Cristo não exercem apenas um sacerdócio funcional e ritual, como se fosse uma profissão; pelo sacramento da Ordem, eles são ‘configurados com Cristo’ e trazem em si a ‘figura’ ou imagem de Cristo, Pontífice e Sacerdote da humanidade perante Deus”, afirma o Arcebispo.

O padres “participam do sacerdócio de Cristo, a quem representam perante o povo e com quem devem se ‘configurar’, para se parecer sempre mais com ele”.

Dom Odilo considera que se todos os cristãos, “discípulos do Senhor, devem imitar Jesus Cristo e trazer em si os mesmos sentimentos de Cristo Jesus, isso se aplica tanto mais aos ministros ordenados”.

Imitar Jesus “solidário com a humanidade e bom samaritano de todos os caídos ao longo dos caminhos da vida”, “anunciador da Boa Nova, que tem compaixão das multidões que o seguem”, “dos chagados e feridos de todos os tipos de dor e sofrimento, para os quais tem uma compaixão e ternura infinitas”; “da firmeza e clareza transparente do serviço à verdade, de quem também se indigna diante dos corações endurecidos e resistentes à luz da verdade, da falsidade e das injustiças contra os irmãos”.

Segundo o Arcebispo, toda a Igreja “é convidada a fazer orações e elevar preces a Cristo Sacerdote pela santificação dos seus sacerdotes, a fim de que tenham um coração sempre mais semelhante ao dele”.


Cardeal D.Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário